A cidade do Porto vai receber a nona edição do Simpósio Internacional dos Urban Sketchers, foi anunciado na última semana. De 18 a 21 de julho, na Alfândega do Porto, não vão faltar workshops, conferências, demonstrações e atividades para os amantes de diários gráficos do mundo inteiro.

Para Nelson Paciência, presidente dos Urban Sketchers Portugal e um dos organizadores do encontro, a escolha “é um prémio para o Porto, para o grupo português e para o grupo regional do Porto”. O organizador que conta já com três presenças internacionais neste evento reconhece que o simpósio “nem sempre é acessível aos portugueses, por questões monetárias”.

O simpósio internacional “é o evento do ano para quem gosta de desenhar. Todos os anos, as pessoas estão à espera de saber onde é o próximo destino para estarem com aqueles que mais admiram nesta arte”, refere Nelson Paciência.

Os workshops são muito aguardados. Ao todo são 36 instrutores de todo mundo que os vão ministrar, entre os quais estão os portugueses João Catarino, José Louro e Pedro Loureiro.

É através destas atividades que “as pessoas vão poder aprender com aquelas que conhecem dos desenhos, dos livros, dos blogues e das redes sociais, mas que não conhecem pessoalmente. Aqui não há diferença entre quem é instrutor ou participante”, garante o presidente dos Urban Sketchers Portugal.

Para o organizador do encontro internacional de diaristas, o facto dos bilhetes – com preços entre os 120 e os 380 euros – terem esgotado em apenas uma hora e meia não o espantou: “para mim não foi uma surpresa, porque além do evento ser interessante, a cidade do Porto faz com que ainda mais pessoas queiram participar”, assegura Nelson Paciência.

As candidaturas para “correspondente” do evento ainda estão a decorrer. Três bolsas vão ser atribuídas a diaristas para desenharem e escreverem os acontecimentos ao longo dos quatro dias. Através das redes sociais, os Urban Sketchers de todo o mundo vão poder acompanhar o que passa no Simpósio do Porto.

A organização espera contar com cerca de 30 voluntários “provenientes maioritariamente do Porto”. A seleção vai ser da responsabilidade do grupo dos Urban Sketchers do Porto que vai escolher pessoas ligadas ao desenho e que já estejam dentro do mundo dos amantes dos diários gráficos.

O programa completo pode ser consultado aqui.