O iF Design Award 2018 –  um dos mais importantes prémios da área – foi atribuído ao violino AVA Royale do estúdio de design IDEIA.M, sediado no UPTEC – Parque da Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. Um júri composto por 63 especialistas internacionais atribuiu o reconhecimento ao instrumento produzido pelo estúdio português.

O violino em fibra de carbono criado para a AVA “afirma-se pelo design inovador e pela engenharia de ponta na construção dos instrumentos musicais”, de acordo com nota de imprensa divulgada pelo UPTEC.

Júlio Martins, promotor da empresa portuense, referiu que a distinção atribuída ao instrumento “é um selo de qualidade, uma validação do trabalho que temos desenvolvido, que mostra que estamos entre o que de melhor se faz no mundo na área do design de produto”.

Como pode ler-se no comunicado de imprensa, o violino “apresenta características únicas no estilo e comportamento, sendo o nível do som igual ao dos violinos de madeira” e tem obtido “apreciações bastante positivas por parte dos músicos”.

BMW, Ferrari e Apple são algumas das empresas distinguidas pela edição de 2018 do prémio concedido pela iF Internacional Forum Design GmbH – a organização mais antiga de design independente.

A entrega dos prémios teve lugar na sede da BMW, em Munique, no início de março.

Artigo editado por Filipa Silva