O romance “Torto Arado”, de Itamar Vieira Júnior, foi escolhido como vencedor do Prémio Leya 2018, anunciou esta manhã o júri.

A escolha foi justificada “pela solidez da construção, o equilíbrio da narrativa e a forma como aborda o universo rural do Brasil, colocando ênfase nas figuras femininas, na sua liberdade e na violência exercida sobre o corpo num contexto dominado pela sociedade patriarcal”, lê-se na nota enviada pela organização às redações.

O júri elogia o “plano alegórico” em que a narrativa de Itamar Vieira Júnior se coloca sem cair num “estilo barroco”. “Destaca-se a qualidade literária de uma escrita em que se reconhece plenamente o escrito”, dizem ainda. O prémio foi atribuído por unanimidade.

Este ano, o concurso envolveu 348 originais de 13 países, na sua maioria com origem em Portugal e no Brasil. Esta é a segunda vez que o Prémio Leya, considerado o maior prémio literário da língua portuguesa )tem o valor de 100 mil euros) foi atribuído a um escritor brasileiro.

O prémio é atribuído há 10 anos, não tendo sido encontrado um vencedor nos anos de 2010 e 2016.

Lista de Vencedores do Prémio Leya

“O Rastro do Jaguar”, de Murilo Carvalho (Brasil, 2008)
“O Olho de Hertzog”, de João Paulo Borges Coelho (Moçambique, 2009)
“O Teu Rosto Será o Último”, de João Ricardo Pedro (Portugal, 2011),
“Debaixo de Algum Céu”, de Nuno Camarneiro (Portugal, 2012)
“Uma Outra Voz”, de Gabriela Ruivo Trindade (Portugal, 2013)
“O Meu Irmão”, de Afonso Reis Cabral (Portugal, 2014)
“O Coro dos Defuntos”, de António Tavares (Portugal, 2015)
“Os Loucos da Rua Mazur”, de João Pinto Coelho (Portugal, 2017).
“Torto Arado”, de Itamar Vieira Júnior (Brasil, 2018)

Itamar Vieira Júnior nasceu em 1979, em Salvador da Bahia, no Brasil. É escritor, geógrafo e doutorado em Estudos Étnicos e Africanos. Tem publicados dois livros de contos: “Dias” (2012), vencedor do XI Prémio Arte e Cultura; e “A oração do carrasco” (2017). É ainda colunista da “São Paulo Review”.

O júri do Prémio Leya é integrado por Ana Paula Tavares, Isabel Lucas, Paulo Werneck (todos estreantes este ano), Lourenço do Rosário, José Carlos Seabra Pereira, Nuno Júdice e Manuel Alegre, o presidente.