O quartel dos Bombeiros Voluntários Portuenses vai inaugurar cinco murais de arte urbana, no próximo sábado. A iniciativa surge no âmbito das comemorações dos 95 anos da corporação. Ao todo, seis artistas urbanos voluntariaram-se para pintar os murais no quartel, através de uma parceria entre a Book a Street Artist (BASA) e os Bombeiros Portuenses.

The Caver, FEDOR, mynameisnotSEM, Mariana PTKS, Virus e Los Pepes juntaram-se para dar cor à iniciativa que vai tornar a casa dos bombeiros um espaço mais acolhedor e animado.

Francisco Leal e Maria Lourenço são os artistas que se “escondem” no pseudónimo de Los Pepes. Maria, ou Meggie Prata como gosta de ser tratada, conta ao JPN como reagiu ao convite da BASA para pintar um mural no quartel dos bombeiros: “Aceitámos logo, como acredito que tenha sido o caso dos outros artistas que participaram. O nosso trabalho pode dar cor e alegria à vida deles.

Para a ilustradora, o projeto foi uma forma de agradecimento aos bombeiros pelo trabalho que desenvolvem. “O trabalho deles protege-nos e salva vidas. Cada um ajuda como melhor sabe”, afirma. Quanto ao mural que pintaram, os Los Pepes tiveram em atenção diferentes aspetos, mas sempre com a intenção de “criar pinturas que façam dos espaços sítios mais acolhedores e animados, através das cores e das formas”, explica.

Mural

Este mural, que está no quartel dos Bombeiros Voluntários Portuenses, foi pintado pelos Los Pepes e pelo artista mynameisnotSEM. Foto: Maria Lourenço/Los Pepes

Filipe Granja, conhecido por mynameisnotSEM, foi outro dos artistas que participou na iniciativa. Em declarações ao JPN, afirma que o mural que pintou não tem nenhum simbolismo particular. “O meu trabalho é de geometria abstrata, que representa paisagens sonoras, mas neste caso não se enquadra no tema dos bombeiros.”

Na opinião do artista, os murais serviram para modernizar o quartel e chamar a atenção das pessoas para a realidade dos bombeiros. A corporação está também a realizar um crowdfunding “para cobrir algumas despesas inerentes da realização dos murais e para tentar juntar algum dinheiro”, remata Filipe.

Com 95 anos de história, a corporação iniciou a sua atividade na Rua do Bolhão, passando em 1933 para um edifício na Rua Fernandes Tomás. As atuais instalações na zona industrial do Porto, na freguesia de Ramalde, foram inauguradas em 1993, depois de a Câmara do Porto ter cedido à corporação, 10 anos antes, o terreno para ali construir o seu quartel.

Artigo editado por César Castro