O número 736 da Rua da Boavista é a casa da Universidade Popular do Porto (UPP), uma associação sem fins lucrativos, reconhecida há uma semana pela Câmara do Porto com a Medalha Municipal de Mérito.

A Universidade Popular do Porto tem como objetivo principal “promover a cultura", através dos seus cursos diurnos e pós laborais, tertúlias, palestras, debates e visitas de estudo.

A Universidade Popular do Porto fica na Rua da Boavista. Foto: Mariana Figueiredo

Foi a 25 de junho de 1979, que um conjunto de “pessoas do Porto” criou a UPP, na senda da Revolução de Abril e num gesto de homenagem a Bento de Jesus Caraça, antigo dirigente da Universidade Popular Portuguesa, na qual a instituição portuense se inspira. Trata-se de uma associação que tem como objetivo principal “promover a cultura”, através de cursos diurnos e pós-laborais, conferências, tertúlias, visitas de estudo e debates, como explica António Alves, membro da Direção.

“Por vezes, confundem-nos com uma universidade sénior”, porque os “alunos dos cursos diurnos são na maior parte reformados”, prossegue António Alves, que considera redutora a definição, porque a instituição tenta “fomentar o convívio entre todas as idades”.

António Alves tem 71 anos e é membro da Direção da Universidade Popular do Porto.

António Alves tem 71 anos e é membro da Direção da Universidade Popular do Porto. Foto: Mariana Figueiredo

Um ponto forte desta associação é a oferta diversificada de Cursos Livres, em horário diurno, que inclui aulas de música, sociologia, história, alemão, cinema, ioga e ateliês de artes. Oitenta por cento dos mais de 150 alunos destes cursos têm entre 60 e 80 anos.

Os professores da Universidade Popular do Porto são voluntários: “ao longo dos 40 anos de existência da UPP, nunca foram pagos, porque ministram os cursos por militância cultural”, assegura António Alves.

José Eduardo Mendonça é professor de História do Cinema.

José Eduardo Mendonça é professor de História do Cinema. Foto: Mariana Figueiredo

José Eduardo Mendonça, 81 anos, começou por ser aluno da UPP e, agora, é professor. Já lá vão mais de dez anos como responsável pelo curso de História do Cinema.

O JPN espreitou a aula dedicada ao “Fantasma Apaixonado”, filme de 1947 de Joseph L. Mankiewicz. O professor começou por apontar algumas características dessa obra: a época em que foi gravada, o enquadramento feito aos pares amorosos; a banda sonora utilizada; outros aspetos de relevo técnico e um facto que originou risos na sala: é o primeiro filme em que a palavra “Fuck” aparece, não aparecendo – é apenas percetível lendo os movimentos das mãos da personagem Lucy, no teclado da máquina de escrever.

Visualização do filme de 1947, “Fantasma Apaixonado”, de Joseph L. Mankiewicz, durante a aula de História do Cinema.

Visualização do filme “Fantasma Apaixonado”, de Joseph L. Mankiewicz, durante a aula de História do Cinema. Foto: Mariana Figueiredo

Seguiu-se a visualização do filme, com alguns comentários do docente para que nenhum pormenor escapasse a olhares menos atentos e, no fim, uma pequena discussão de ideias entre todos.

“Para mim, é muito gratificante compartilhar o meu gosto pelo cinema, com pessoas mais novas e mais velhas que eu e que se interessam por aprender mais”, partilha, José Eduardo Mendonça, visivelmente feliz, ao JPN.

Isabel Macedo tem 71 anos e gosta de tirar notas durante as aulas.

Isabel Macedo tem 71 anos e gosta de tirar notas durante as aulas. Foto: Mariana Figueiredo

Uma das suas alunas, Isabel Macedo, conta que quando se reformou “queria estar ocupada” com “assuntos de interesse” e, por isso, procurou a UPP. Assiste às aulas de cinema com caderno e caneta na mão, para apontar o que vai aprendendo. Mais tarde, relê as notas quando os filmes dão na televisão, para explicar alguns pormenores ao marido.

Isabel Macedo, que já foi professora de história, participa também nas aulas de Povos e Culturas. “São viagens”, afirma. Para além da aprendizagem constante, sublinha que a UPP é também importante “para conviver e criar novos laços com pessoas que estão a envelhecer juntas”.

A professora de Atelier D’artes, ao centro, Rosa Bela Cruz com os alunos Manuel Augusto, Maria Glória Alves, Rita David e Maria de Fátima Pinheiro. Como fundo, estão algumas das obras de arte que realizaram.

A professora de Atelier d’Arte, ao centro, Rosa Bela Cruz, com os alunos Manuel Augusto, Maria Glória Alves, Rita David e Maria de Fátima Pinheiro. Como fundo, estão algumas das obras de arte que realizaram. Foto: Mariana Figueiredo

Setenta e cinco por cento dos alunos da UPP são mulheres, mas isto não assustou Manuel Augusto, de 69 anos. “Até sou mimado [por elas]”, confirma. Trabalhou como técnico administrativo numa empresa industrial até se reformar e, neste momento, frequenta os cursos de artes e de inglês.

A aprendizagem ao longo da vida “é importante”. “Temos de continuar a abrir novos horizontes. A gente não acaba a vida com a reforma”, alerta Manuel Augusto.

Para Manuel Augusto, “Ser aluno da UPP é continuar de mente aberta. Ativo.”

Para Manuel Augusto, “ser aluno da UPP é continuar de mente aberta. Ativo.” Foto: Mariana Figueiredo

Maria de Fátima Pinheiro confirma que as aulas da UPP são também “um incentivo para ter alguma ocupação em casa” com a realização dos trabalhos de casa, que alguns cursos exigem.

A aluna de Atelier d’Arte explica, ainda, que é muito importante as pessoas manterem-se ativas na reforma: “o que é que acontece, normalmente, às senhoras aposentadas? É ir para casa, tratar dos netos, tratar da vida doméstica e limitar-se à vida familiar. E isso não chega. Nós temos que socializar, temos que fazer amizades e temos que potenciar o conhecimento de uma maneira geral.”

Aos 67 anos, Maria de Fátima Pinheiro, antiga técnica superior de saúde, admite que pintar é uma paixão.

Maria de Fátima Pinheiro de 67 anos, antiga técnica superior de saúde, admite que pintar é uma paixão.

Aos 60 anos, Rosa Bela Cruz abraçou o desafio de ensinar adultos na UPP. O balanço do primeiro ano como professora nesta associação é muito positivo: “eu encontrei neste grupinho gente de espírito muito aberto e isso, para mim, foi muito gratificante.”

As aulas são muito distintas das que lecionou no ensino secundário. Na UPP tem mais liberdade para ensinar “sem ser só o método mais académico” e acompanha cada aluno de modo a chegar “aos interesses de cada um”, conta a professora do Atelier d’Arte.

Alunos do curso de Desenho e Pintura, com os seus trabalhos em exposição.

Alunos do curso de Desenho e Pintura, com os seus trabalhos em exposição. Foto: Mariana Figueiredo

Como a sala é pequena, este curso, tem no máximos oito alunos de cada vez, o que permite um maior acompanhamento por parte da docente e fomenta, também, o convívio entre todos. Há, ainda, oportunidade para se dizerem “umas larachas”, comenta Maria de Fátima Pinheiro.

Já Maria Glória Alves, que é também aluna de Rosa Bela Cruz, veio para a UPP motivada pelo “convívio” e pelas “atividades que desenvolvem”. Ficou, porque “ser aluna da UPP é ficar jovem”, conclui.

Com 40 anos de história, agora pontuados com uma Medalha Municipal de Mérito, a Universidade Popular do Porto entrou de férias, mas volta a abrir as portas em setembro, com duas dezenas de cursos para oferecer, alguns dos quais novos. Em novembro, a instituição encerra as comemorações dos 40 anos com um concerto na Casa da Música, do Porto.

Artigo editado por Filipa Silva