Volta ao Mundo em Oito Literaturas” é o nome de um clube de leitura que promete fazer o leitor viajar pelo globo sem sair de casa. Durante oito sessões a decorrer ao longo do ano, vários excertos de obras literárias de diferentes países serão analisados e debatidos por especialistas e leitores comuns. A primeira sessão decorre já esta quinta-feira, pelas 21h15, através da plataforma Zoom.

A colaboração da Câmara Municipal de Gondomar com Sofia de Melo Araújo começou já em 2019, revela a coordenadora do projeto ao JPN. Convidada pelo vice-presidente e vereador da Cultura, Luís Filipe Araújo, a “repensar a iniciativa” do clube de leitura que já existia na Biblioteca Municipal de Gondomar, Sofia de Melo Araújo convidou a in skené – Companhia de Teatro (da qual é vice-presidente desde a fundação em 2010) a integrar as sessões com “leituras semi-encenadas”. Participaram também vários académicos portugueses que “tornaram o debate de cada obra um momento rico de aprendizagem e discussão informal”, explica.

Em 2021, os moldes são outros e a iniciativa tomou um rumo digital, tornando-se exclusivamente online. Assim, é possível continuar a acolher os “habituais leitores, muitos deles integrantes de grupos de risco”, mas também chamar novos leitores que vivam fora do concelho de Gondomar, “sem depender das fases da pandemia”, sublinha.

O clube de leitura vai dedicar-se a explorar obras literárias que visam “suscitar diferentes questões dignas de debate”, como o “uso político da Arte, estética e poiesis subversiva, ética e literatura”, entre outros. De acordo com a coordenadora do projeto, os textos incluirão “poesia, narrativa e teatro de vários séculos e com diferentes intertextualidades”.

Em rota estão oito países espalhados por quatro continentes – Europa, África, América e Ásia. As sessões vão realizar-se na terceira quinta-feira de cada mês, começando em Itália e fazendo paragens em Espanha, França, Reino Unido, Nigéria, Estados Unidos da América e Japão, até a chegada ao destino final, a literatura portuguesa.

O velho continente é, assim, o ponto de partida, com a primeira sessão direcionada para obras italianas. Os excertos selecionados dos livros “Decameron”, de Boccaccio, “Se Numa Noite de Inverno Um Viajante”, de Italo Calvino e “A Misteriosa Chama da Rainha Loana”, de Umberto Eco, serão lidos por alguns dos 20 atores amadores da in skené que estão envolvidos na iniciativa.

Posteriormente, as obras serão exploradas pelos Professores Doutores Giuseppe Mea (FLUP) e Maria Bocchicchio (FLUC), “mas a conversa decorrerá livremente”, explica Sofia de Melo Araújo. No final, haverá espaço para perguntas e debate com os leitores.

A inscrição é gratuita e obrigatória através do site da Câmara Municipal de Gondomar e está aberta a “qualquer leitor de português, sem qualquer exigência de formação ou conhecimento prévio”, explica Sofia de Melo Araújo. A coordenadora do projeto sublinha que este será “um encontro de especialistas com e para não especialistas”.

Artigo editado por João Malheiro