Portugal deixa fugir vitória em Belgrado. A seleção portuguesa acabou a partida a reclamar um golo que ficou por validar, a poucos minutos do fim.

A Seleção Nacional de futebol empatou, este sábado, por 2-2, com a congénere da Sérvia na segunda jornada da fase de qualificação para o Mundial de Futebol de 2022, a disputar no Qatar. Depois de ir para o intervalo a vencer por dois golos de Diogo Jota, a equipa comandada por Fernando Santos perdeu o fulgor mostrado na primeira parte e desperdiçou a vantagem. O resultado deixa os dois conjuntos empatados no topo da classificação do grupo A, com quatro pontos em dois jogos.

A seleção portuguesa entrou de peito feito em Belgrado e disposta a fazer valer a sua clara superioridade individual e, ao que tudo indicava, coletiva também. Diogo Jota chegou ao golo aos 11’, após alguns lances de maior perigo junto à baliza do guarda-redes Marko Dmitrović. O avançado do Liverpool conseguiu um cabeceamento certeiro na área após passe teleguiado de Bernardo Silva.

Sem deslumbrar, Portugal tinha o controlo do jogo, conseguia jogar entrelinhas e era capaz de explorar os corredores laterais, mais através de Cédric do que de João Cancelo. O lance do 2-0 é prova clara das fragilidades sérvias com bola e da capacidade portuguesa para as explorar. Bernardo Silva recebeu em zonas interiores de Bruno Fernandes e libertou Cédric que cruzou para o novo cabeceamento certeiro de Jota.

A Sérvia foi inferior aos campeões da Europa na primeira parte. Um punhado de remates sem direção não importunou Portugal e muito menos deixava antever o que viria a acontecer na segunda parte.

O técnico da Sérvia percebeu que a estratégia não estava a resultar e alterou ao intervalo. Dragan Stojkovic desfez a dupla de avançados e introduziu no jogo Radonjic no lugar de Vlahovic. O extremo do Marselha demorou poucos segundos a provar que a aposta seria acertada quando cruzou para Aleksandar Mitrović que fez o 39.º golo pela sua seleção. Este golo foi, de resto, especial para o avançado do Fulham que se tornou no maior goleador da história da Sérvia.

Portugal deixou de ser a equipa da primeira parte, sentindo dificuldades em ligar jogo e em sair para o ataque. Permitiu, no fundo, que o adversário crescesse. Anthony Lopes fez a defesa da noite para evitar o golo de Tadic e de seguida, suspirou de alívio quando viu o cruzamento de Milinkovic-Savic sair ligeiramente ao lado.

Curiosamente, numa das raras situações de ataque luso, surgiu o golo sérvio com Tadic a lançar Radonjic que serviu Kostic. O extremo do Eintracht Frankfurt ganhou a posição a José Fonte e fez o 2-2.

Justo, o resultado penalizava a apatia portuguesa no Marakana. Fernando Santos trocou Cancelo por Nuno Mendes e Sérgio Oliveira por Renato Sanches. As trocas tiveram o condão de travar o ímpeto da Sérvia, embora não tenham tornado Portugal mais perigoso ofensivamente.

Já com João Félix em campo no lugar de Jota, acabaria por surgir o lance polémico em que Mitrovic cortou a bola para lá da linha de golo após o desvio de Cristiano Ronaldo. O árbitro assim não entendeu e Portugal não levou os trêspontos.

No fim do jogo, Fernando Santos não escondeu a frustração pelo golo não validado a Portugal e que daria o empate frente a Sérvia. O selecionador nacional de Portugal revelou que o árbitro pediu desculpas pelo erro, mas sublinhou que não é admissível não haver VAR ou tecnologia da linha de golo na prova : “Pediu-me desculpa mas isto não vai resolver o problema, vamos empatar na mesma. Os árbitros erram, são humanos, mas é para isto que existe o VAR“.

Com este resultado, Sérvia e Portugal, que se tinham estreado na quarta-feira com triunfos, face a República da Irlanda (3-2) e Azerbaijão (1-0), respetivamente, repartem a liderança do agrupamento, com quatro pontos.

Artigo editado por João Malheiro