Depois de dois jogos de glória da seleção nacional, Portugal voltou a vencer. Desta vez, a equipa orientada por Rui Jorge derrotou a Suíça por 3-0, em Ljubljana, na Eslovénia, no terceiro encontro da fase de grupos para o Campeonato Europeu de Sub-21.

Num jogo de clara superioridade portuguesa, bastava um ponto para garantir o acesso aos quartos de final do Euro. A seleção nacional entrou na partida com vontade de ir além de um empate. Diogo Queirós abriu o marcador bem cedo, Trincão e Conceição selaram a vitória de Portugal. Com este resultado, a equipa portuguesa avança para a fase final do torneio onde irá defrontar a Itália, já a Suíça vê cair por terra o sonho de alcançar os “quartos” do Campeonato Europeu.

Em relação ao último jogo com a Inglaterra, o selecionador Rui Jorge fez três alterações no onze. O guarda-redes, Diogo Costa e o, já habitual, quarteto defensivo composto por Thierry Correia, Diogo Leite, Diogo Queirós e Diogo Dalot mantiveram as suas posições. Florentino, Gedson Fernandes e Dany da Mota deram o lugar a Daniel Bragança, Tiago Tomás e Francisco Trincão. Com as mexidas no onze, a equipa portuguesa passou a jogar em 4-4-2, com TT e o jogador do Barcelona na frente de ataque.

Já Mauro Lustrinelli, selecionador dos helvéticos, optou por uma tática semelhante à da equipa portuguesa. Num 4-4-2 clássico, a equipa da Suíça contou com Racioppi na baliza, Muheim, van der Werff, Bamert e Ruegg na defesa, Imeri, Domgjoni, Jankewitz e Lotomba no meio-campo e Mambimbi e Ndoye a servir as posições de avançados.

Primeira parte de classe dos portugueses

O início do encontro deu mote para aquela que seria uma tarde em pleno. Logo aos 3’ de jogo, Vitinha assistiu Diogo Queirós, que cabeceou para o fundo da baliza suíça sem dar oportunidade de defesa a Racioppi.

O golo precoce ajudou a equipa das quinas a controlar o jogo com simplicidade, mas a vontade de aumentar a diferença no marcador continuava. Aos 11’, Vitinha e Tiago Tomás fazem uma grande combinação e o jogador do Wolverhampton quase acertou no alvo, mas a bola sai pelo lado.

Aos 16’, a Suíça fez o primeiro remate com Ndoye a falhar e a bola a passar ao lado do poste da baliza de Diogo Costa.

Portugal continuou a tentar aumentar a vantagem e a dominar a primeira parte do encontro. Aos 39’, surge uma grande oportunidade para Portugal, Tiago Tomás fica muito perto do segundo golo após assistência de Pedro Gonçalves. Perto do final do primeiro tempo, aos 44’, é a vez de Trincão tentar a sorte, mas a bola volta a ir ao lado.

Durante toda a primeira parte, Portugal controlou e dominou defensiva e ofensivamente. A seleção helvética pouco pôde fazer frente a um adversário com muita qualidade técnica e combinações brilhantes que não deram hipótese de resposta.

Nada faz tremer a equipa das quinas

No reatar da partida, não houve mudanças em nenhum dos onzes. A equipa suíça ainda tentou intimidar Portugal, mas os jogadores lusos não cederam à pressão helvética. A seleção de Rui Jorge manteve a sua estabilidade tática e dominadora.

Com a ânsia por um golo, os suíços tentavam reagir, já que o resultado, até ao momento, os deixava fora da fase final do Euro. Ao minuto 53, a seleção de Mauro Lustrinelli pediu penálti por aparente braço na bola de Diogo Dalot, mas o árbitro não assinalou falta e mandou seguir o jogo.

Chegou o minuto 60 e as redes da baliza helvética voltam a mexer. Fábio Vieira fez um passe grandioso para Tiago Tomás que atirou contra o guarda-redes. Em ressalto da bola, Trincão não tremeu e encostou a bola para o 2-0.

Estava praticamente feito o resultado para a equipa das quinas. Aos 62’, Rui Jorge mexeu na equipa com a saída de Tiago Tomás, Fábio Vieira e Francisco Trincão para a entrada de Gonçalo Ramos, Francisco Conceição e João Mário.

A aposta com mais lucro foi Conceição que aos 65’ pôs um ponto final nas hipóteses da equipa helvética ao bater o recorde de jogador luso mais jovem a marcar pela seleção de sub-21 e confirmar, com o primeiro golo neste escalão, a passagem de Portugal para os quartos de final do Campeonato da Europa.

Com três golos sofridos, a Suíça começou a acusar pressão e acabou reduzida a dez jogadores, aos 72’, depois de Muheim levar o segundo amarelo no espaço de um minuto.

Na reta final da partida, a equipa portuguesa fazia a gestão da vantagem de três golos, enquanto os suíços, com menos um jogador, tentavam dar o ar da sua graça e reduzir o peso da derrota.

Termina a partida e Portugal confirma o seu favoritismo e competência coletiva. A destacar a estreia de Daniel Bragança que deu provas da sua capacidade e assumiu o papel importante em mãos. O jogador do Sporting foi um elemento diferenciador no encontro.

“A chave do jogo foi a boa circulação de bola e a precisão no passe”

Em declarações após o fim do encontro, o Rui Jorge destacou que a ausência de golos sofridos nesta fase de grupos “não é mérito exclusivo da defesa ou do guarda-redes, mas sim de toda a equipa”. O selecionador português fez um balanço muito positivo desta fase de apuramento referindo que “os jogadores demonstraram qualidade nestes três jogos”.

Sobre o jogo com a Suíça, Rui Jorge assumiu que “não foi fácil” fazer frente aos helvéticos apesar de o resultado ter sido “desnivelado”. Para o selecionador, “a chave do jogo foi a boa circulação de bola e a precisão no passe” em momentos de perigo para a equipa portuguesa.

Portugal terminou o grupo D no primeiro lugar com nove pontos e o próximo adversário será a Itália, nos quartos de final. Rui Jorge admitiu que, até agora, a preocupação não foram os italianos: “Não faço a mínima ideia do que aí vem”.

O Euro de Sub-21 fará, agora, uma paragem, já que pela primeira vez a prova adota um formato de duas fases, uma de 24 a 31 de março, e outra de 31 de maio a 6 de junho. O selecionador das quinas afirmou que é de sua preferência uma prova contínua, visto que “dá outro encanto à competição”.

Ainda assim, Rui Jorge salientou que o importante foi conquistar um lugar na segunda etapa do torneio: “O que tínhamos de fazer neste espaço temporal, fizemos brilhantemente e agora ganhámos o direito de estar cá em maio e junho”.

O próximo encontro da seleção nacional só acontecerá em maio, frente à Itália, a contar para os quartos de final do Campeonato Europeu de Sub-21.

Artigo editado por João Malheiro