Já desde 2014 a desempenhar a missão de levar a cultura até todos, o programa municipal Cultura em Expansão ganha agora uma nova presença no mundo online. O programa anual de promoção cultural e artística na cidade do Porto, que é responsável por um vasto número de atividades, de acesso gratuito, nas áreas da música, teatro, cinema, dança e performance, tem agora um website.

A plataforma foi lançada esta quarta-feira e permitirá consultar informação sobre as edições anteriores, valorizando, desta forma, “o trabalho empreendido por diferentes agentes da cidade do Porto ao longo dos últimos sete anos”, lê-se no comunicado enviado à imprensa. Mas não é só. O novo site servirá o duplo propósito de arquivo histórico e de plataforma de difusão da nova programação, de espetáculos online e outros conteúdos de acesso gratuito.

As propostas culturais disponíveis serão dirigidas aos mais diferentes públicos. O Cultura em Expansão não só apresentará três espetáculos inicialmente programados para o ano de 2020 – que se viram cancelados em consequência das restrições causadas pela pandemia – como vai exibir novos eventos.

Da nova programação, está já disponível na plataforma “Uma Coisa Longínqua”, criação do Teatro de Ferro – que ficará disponível até ao dia 20 de abril – e a peça de teatro infantil “Princesa Bruxa”, escrita e encenada por Ricardo Alves e coreografada por Mariana Amorim, disponível até ao dia 11 de abril.

Mais tarde, a 13 de abril, passarão a estar também disponíveis outros dois espetáculos: “Cortes do Porto”, que resultou da residência do encenador Rui Catalão com moradores de Campanhã, e “And so…? The end!”, um solo de dança contemporânea da coreógrafa, bailarina e intérprete Mariana Tengner de Barros.

“Memoratório… do usado e preservado Grupo Musical de Miragaia”, projeto em torno da história do quase centenário Grupo Musical de Miragaia, desenvolvido pela Confederação – coletivo de investigação teatral em parceria com Tânia Dinis – será apresentado em três momentos a 21 e 28 de abril e a 5 de maio.

A programação do Cultura em Expansão para 2021 foi construída em conjunto com as estruturas parceiras Visões Úteis, Confederação, Teatro do Frio e Sonoscopia, para cada um dos quatro territórios – Campanhã, Miragaia, Pasteleira e Bouça, respetivamente. Prevê-se que esta seja apresentada em meados de maio, se as normas de segurança impostas pela DGS nesse período assim o permitirem.

Artigo editado por João Malheiro