Estreou, esta segunda-feira, no Coliseu Porto Ageas, “Próspero”, uma peça de teatro de Pedro Galiza, interpretada a solo por Jorge Pinto. O espetáculo, que engloba três textos de William Shakespeare, convida o reduzido público a sentar-se no palco e tem sessões diárias até ao próximo domingo (25).

Por trás da cortina, o espaço escuro é rasgado por fortes luzes vermelhas e azuis. Dentro de uma estrutura cheia de areia, há um homem sozinho que gira em torno de si mesmo e atira versos de Shakespeare às cadeiras que o rodeiam. Isto é o que o reduzido público presente em cada sessão doPróspero pode esperar da nova peça de teatro do Coliseu Porto Ageas.

Transportando o íntimo número de espectadores para o próprio palco, a agenda de um dos espaços culturais mais relevantes da cidade reabriu esta segunda-feira com a apresentação de uma nova peça de teatro. Proposto pela Ensemble – Sociedade de Actores e interpretado a solo pelo ator Jorge Pinto, “Próspero” integra versos de “A Tempestade”, “Rei Lear” e “Tito Andrónico” de William Shakespeare e conta com a tradução, dramaturgia e encenação de Pedro Galiza.

A peça parte de três textos de William Shakespeare.

A peça parte de três textos de William Shakespeare. Foto: Sara Cardoso

Centrada na personagem que lhe dá o nome, a peça constrói “uma certa promiscuidade entre o que é a personagem e o que é o ator”, explica Jorge Pinto ao JPN. Nesta perspetiva, a solo “o Próspero vai construindo as outras personagens” presentes na lírica de Shakespeare que, ao contrário desta, “podem ser substituídas”. De acordo com o ator, a pedra basilar da interpretação e de todo o enredo apresentado ao público passa assim pela fusão do que é a ficção e a realidade, o protagonista e o intérprete.

Neste caso mais perto do que é costume, “a personagem põe a alma à disposição das pessoas para pensarem no que quiserem, para refletirem”, revela Jorge Pinto. Afirmando que estar de volta “é o paraíso em oposição a uma grande tristeza”, o ator relembra a importância de observar o comportamento humano para quem faz teatro. “Nós lemos estes textos clássicos e estudamo-los e trabalhamo-los, mas só conseguimos fazer deles alguma coisa se estivermos a viver uma existência atual. A condição humana é a mesma, um tipo desesperado é um tipo desesperado, tanto faz ser há três mil anos como agora, portanto é fundamental para nós ver como as pessoas vivem”, reforça.

"Próspero" é um solo teatral encenado por Pedro Galiza e interpretado por Jorge Pinho.

“Próspero” é um solo teatral encenado por Pedro Galiza e interpretado por Jorge Pinho.

Com sessões diárias durante esta semana, “Próspero” é o primeiro evento a ser promovido pelo Coliseu do Porto em 2021. A peça pode ser assistida até ao próximo domingo (25) às 19 horas durante a semana e às 11 horas durante o fim de semana.

Artigo editado por João Malheiro