A primeira edição do U.Porto Fest decorre entre 8 e 12 de junho, no Pátio do Polo Central do Museu de História Natural e da Ciência. O evento tem como pano de fundo as celebrações dos 110 anos da Universidade do Porto.

O U.Porto Fest vai consistir em quatro noites de espetáculos culturais, cada uma com início marcado para as 21h00.

A primeira noite contará com a apresentação de Rui Ramos. O convidado vai contar histórias “que, para muitos, serão desconhecidas” e não estará sozinho. O reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, e um representante de cada faculdade da instituição também vão participar nesta noite de “Contadores de Histórias da U.Porto“.

Na noite de 9 de junho haverá uma “construção coletiva de uma encenação imaginária” sobre a figura mitológica Minerva.

Já a 10 de junho, o U.Porto Fest apresenta quatro bandas: Disco.Voador, Jagtet, Sunflowers e CRudE . O vocalista dos GNR Rui Reininho será o convidado responsável por conjugar estes artistas.

A 11 de junho é a vez de Isabel Morujão lançar o especial “110 Anos, 110 Poemas“. Na noite poética, vão subir ao palco do U.Porto Fest nomes como Rosa Alice Branco, Mónica Baldaque, Ilda Figueiredo, Amadeu Batista, entre outros.

Por fim, o programa termina com uma noite de standup comedy, a 12 de junho. Rui Xará, antigo estudante da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, é o convivado especial da noite humorística.

Todos os espetáculos são de entrada livre, mas estão sujeitos a marcação prévia. Mais informações sobre a U.Porto Fest podem ser encontradas no site oficial da insituição.