Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do Partido Socialista (PS) às próximas eleições autárquicas para a Câmara do Porto. O anúncio foi feito esta segunda-feira à tarde durante uma conferência de imprensa na sede local do partido, que contou com a presença do eurodeputado e líder da distrital socialista, Manuel Pizarro, outro dos putativos candidatos. À noite, o nome foi confirmado “por unanimidade” numa reunião da Comissão Política Concelhia do PS.

A escolha do candidato do PS à autarquia portuense revelou-se um processo difícil, após avanços e recuos noticiados na comunicação social. Depois de Eduardo Pinheiro ter declinado o convite que recebeu das estruturas locais do partido, Barbosa Ribeiro anunciou que vai ser o adversário de Rui Moreira na corrida à liderança da autarquia portuense.

A entrada na corrida eleitoral foi decidida “após uma profunda reflexão quanto às condições de unidade e empenho de todos”, afirmou aos jornalistas na conferência. O também deputado socialista apelou à união e afirmou que, “sempre que se dividiu, o PS derrotou-se a si próprio, mas quem mais perdeu foi o Porto”.

O atual presidente da Comissão Política Concelhia do PS no Porto declarou “não faltarei ao Porto”, durante a conferência, na qual se encontravam vários meios de comunicação social, que tiveram oportunidade de colocar questões ao candidato, após a sua declaração.

Quando questionado sobre se se sente fragilizado por não ser o primeiro nome a ter surgido nesta campanha, o candidato referiu que “não interessa discutir o passado” e que avança com a máxima confiança. Tiago Barbosa Ribeiro avança com a candidatura contando com o apoio dos órgãos do Partido Socialista, assegurou.

O líder da concelhia do PS/Porto reconheceu ainda as dificuldades destas eleições, nomeadamente as que decorrem da pandemia e do processo autárquico para tentar derrotar Rui Moreira: “É tempo de oferecer à cidade um projeto alternativo”, afirmou.

Quanto ao programa eleitoral, Tiago Barbosa Ribeiro referiu que incidirá sobre “questões que têm sido ignoradas na Cidade, como a mobilidade, a descarbonização, a falta de habitação para as classes médias, a persistente pobreza, as fortes clivagens sociais e territoriais e a implementação de um plano de recuperação económica do Porto no pós-pandemia.”

Apesar de não colocar nenhuma meta para as eleições, afirma que o “PS entra em todas as eleições para ganhar”.

Depois da agitação de quem seria o candidato do PS a participar na corrida eleitoral, a escolha recaiu sobre o deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro que leva a cabo uma “candidatura mobilizadora que vai certamente responder à cidade”.

Tiago Barbosa Ribeiro declarou que a campanha eleitoral tem três meses para “provar de que fibra se fazem os socialistas do Porto” e citou Mário Soares para dizer que “só é derrotado quem desiste de lutar”. 

Natural e residente do Porto, como fez questão de frisar, Tiago Barbosa Ribeiro, nascido em 1983, junta-se assim a uma lista de oito candidatos na luta pela liderança da Câmara Municipal do Porto. O atual presidente da autarquia, Rui Moreira, é o próximo a anunciar publicamente a candidatura. Será na quinta-feira às 19h00 no pavilhão Rosa Mota – já não no Mercado Ferreira Borges como inicialmente estava previsto.

Quanto à data das eleições, não é ainda sabido o dia ao certo, mas o escrutínio deverá realizar-se entre os dias 22 de setembro e 14 de outubro.

Artigo editado por Filipa Silva