Até agora, oito candidatos apresentaram-se às próximas eleições autárquicas para tentar liderar a Câmara Municipal do Porto, numa autarquia que, desde 2013, é presidida pelo candidato independente Rui Moreira.

Ainda sem data oficial para a sua realização, o Governo pode marcar as eleições autárquicas entre os dias 22 de setembro e 14 de outubro. A cerca de três meses do período eleitoral, o JPN recorda quem são os candidatos à CMP.

A apresentação dos candidatos segue a ordem da apresentação pública das candidaturas:

André Eira (VOLT)

André Eira Foto: André Eira/Facebook

O Volt Portugal tem como candidato o presidente da distrital do Porto, André Eira. Licenciado em gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, André Eira é o atual diretor financeiro “de um grande grupo no setor de turismo” e propõe à cidade uma mudança no “paradigma da sua gestão autárquica”, segundo comunicação oficial da candidatura.

O partido do candidato defende o federalismo europeu, com a criação de um Parlamento, Senado e Forças Armadas Europeias. Uma espécie de Estados Unidos da Europa.

A candidatura foi anunciada em março e o partido disse, em entrevista à Lusa, que “aposta na revitalização económica pós-pandemia e também em mais habitação, mais Saúde, mais desporto e mais mobilidade para todos os portuenses”.

Vladimiro Feliz (PSD)

Vladimiro Feliz é, também, vereador do Turismo, Inovação e Lazer da CMP Foto: Liliana Pinho/Arquivo JPN

Vladimiro Feliz Foto: Liliana Pinho/Arquivo JPN

O PSD apostou em Vladimiro Feliz, que fez parte do executivo do ex-presidente da autarquia Rui Rio. Com 47 anos, o engenheiro mecânico, licenciado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, dividiu a sua carreira entre o setor público e privado.

Durante os anos em que trabalhou na CMP exerceu diferentes funções. Inicialmente, como administrador executivo da Fundação Porto Social, em 2005, e, posteriormente, como presidente do conselho de administração do Porto Digital, até 2013.

Sérgio Aires (BE)

Sérgio Aires Foto: Paula Nunes/ Flickr

O Bloco de Esquerda (BE) será representado nas autárquicas por Sérgio Aires. O assessor do partido no Parlamento Europeu é um sociólogo formado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

De 1994 a 1998 fez parte do gabinete de investigação da EAPN (European Anti-Poverty Network) e da Rede Europeia anti pobreza. Atualmente, é presidente da organização. O seu foco de trabalho é na área da pobreza, exclusão e políticas sociais, sendo diretor do Observatório – Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa.

Trabalha como consultor independente desde 2006 e dos seus trabalhos destaca-se a consultoria de autarquias para implementação de observatórios sociais, consultoria de organizações no âmbito da economia social portuguesa e consultoria internacional.

Diogo Araújo Dantas (PPM)

Diogo Araújo Dantas Foto: Diogo Araújo Dantas/Facebook

 

Diogo Araújo Dantas é o candidato do Partido Popular Monárquico (PPM). Segundo o economista, esteve toda a vida ligado a causas sociais.

O candidato de 46 anos, natural do Porto e também escritor, publicou um livro intitulado “A Revolta do Homo Sapiens”.

Em entrevista com a agência Lusa, o candidato referiu que o seu programa eleitoral está dividido em sete áreas: ambiente, defesa do património, ação social, cultura, segurança, habitação e trânsito.

Ilda Figueiredo (CDU)

Ilda Figueiredo é candidata pela CDU à Câmara Municipal do Porto.

Ilda Figueiredo Foto: Inês de Castro

A única candidata feminina, Ilda Figueiredo representa a Coligação Democrática Unitária. A CDU (Coligação Democrática Unitária) é uma coligação de esquerda que une o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista.

Ilda Figueiredo licenciou-se em economia pela Universidade do Porto e atuou como professora no ensino primário e secundário. Em 1974, filiou-se no Partido Comunista Português e, cinco anos depois, foi eleita deputada na Assembleia da República..

Em 1983, foi vereadora da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, e foi responsável pelo pelouro do Ambiente e Jardins. Atualmente, é presidente da direção nacional do Conselho Português para a Paz e Cooperação.

António Fonseca (CHEGA)

António Fonseca Foto: Tiago Vaz

António Fonseca aceitou o convite de candidatura à Câmara feito pelo Chega. O candidato é Presidente da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.

António Fonseca foi eleito, pela primeira vez em 2013, e reeleito em 2017, pelo movimento independente de Rui Moreira.

O candidato do partido de extrema-direita é ainda o atual presidente da Associação de Bares da Zona Histórica do Porto.

Tiago Barbosa Ribeiro (PS)

Tiago Barbosa Ribeiro Foto: PS Porto

O candidato do Partido Socialista é Tiago Barbosa Ribeiro, natural do Porto e licenciado em Sociologia, com especialização em Seminário de Investigação pela Universidade do Porto. Frequenta, atualmente, o mestrado em Economia e Políticas Públicas na Universidade de Lisboa.

Tiago Barbosa Ribeiro é presidente da Comissão Política da Concelhia do Porto do Partido Socialista, desde 2016. É deputado na Assembleia Municipal do Porto e foi membro da Assembleia de Freguesia do Bonfim.

Em contexto pandémico, integrou a Comissão Eventual da Assembleia da República para assistência  e aplicação de medidas de resposta ao coronavírus, no âmbito da recuperação económica e social.

O anúncio da sua candidatura decorreu esta segunda-feira (14), na sede do PS.

Rui Moreira (Independente)

Rui Moreira Foto: Maria Branca Ramos

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, apresenta a sua candidatura pela terceira vez. O candidato de 64 anos foi eleito pela primeira vez nas autárquicas de 2013 e reeleito em 2017.

Rui Moreira candidata-se como independente, ainda que receba o apoio oficial do CDS-PP (Centro Democrático Social – Partido Popular) e da Iniciativa Liberal.

Atualmente, é membro do senado da Universidade do Porto e do Conselho Consultivo da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica.

Por um período de doze anos (2001-2013), atuou como Presidente da Associação Comercial do Porto. Foi também presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto.

Escreve atualmente colunas de opinião nos jornais “Jornal de Notícias” e “A Bola” e faz comentário político na TVI. A sua candidatura será anunciada esta quinta-feira (17), no Pavilhão Rosa Mota.

Artigo editado por João Malheiro