A seleção gaulesa venceu, esta quarta-feira, no Baku Olympic Stadium, a Turquia, por 2-0, em jogo a contar para a segunda jornada do grupo A. Depois de um empate frente à Suíça, o País de Gales procurava somar a primeira vitória, enquanto os turcos, com o mesmo objetivo, queriam redimir-se da expressiva derrota frente à Itália e, manter assim, o sonho do apuramento vivo.

Nos 11 iniciais, a seleção do País de Gales optou por manter os mesmo jogadores que jogaram no embate frente aos suíços. Já a Turquia optou por fazer três mudanças na sua formação inicial. Merih Demiral e Yusuf Yazici começaram no banco dando lugar a Kaan Ayhan e Cengiz Under.

Este encontro da segunda jornada do grupo A foi também marcado pela estreia da arbitragem portuguesa neste Euro 2020. Artur Soares Dias foi o árbitro nomeado para dirigir a partida e estreou-se numa fase final de um Europeu.

À terceira é de vez, Ramsey

Num encontro que começou muito repartido, foi a seleção orientada por Robert Page, selecionador gaulês, que criou o primeiro lance de perigo, logo nos cinco minutos iniciais da partida.

Num passe de grande execução, Gareth bale descobriu Aaron Ramsey que recebeu bem a bola e tirou um adversário do caminho, no entanto o jogador gaulês viu o seu remate ser travado pelo pé esquerdo do guardião turco.

A Turquia, que partia em desvantagem pontual para este jogo, sem nenhum ponto somado, via neste encontro uma oportunidade para lutar pelo apuramento. Por isso, os turcos, desde cedo, ameaçaram a baliza adversária. Ao minuto oito, Cengiz Under cruzou e, na execução, Burak Yilmaz rematou direto à baliza, mas um desvio providencial de Chris Mepham, internacional do País de Gales, impediu que o lance fosse de maior perigo.

Até meio da primeira parte, o domínio era dos britânicos que, até lá, foram protagonistas de mais lances de perigo. Ramsey voltou a ser o homem com a oportunidade de inaugurar o marcador, mas o médio da Juventus, após receber um passe em profundidade do compatriota Bale, não conseguiu converter no cara a cara com Ugurcan Cakir.

A partir do minuto 30, a intensidade do jogo baixou e, por consequência, o jogo ofensivo do País de Gales acabou por ser menor. Em contrapartida, a Turquia superiorizou-se e tomou conta do encontro. No entanto, e apesar do domínio dos homens da casas, foram os gauleses que chegaram ao golo.

Em cima do intervalo, e após as várias tentativas, Rasmey fez o gosto ao pé e inaugurou o marcador. Mais uma vez, através de um passe em profundidade de Bale, Rasmey desmarcou-se da defesa turca e, sem qualquer posição irregular, dominou a bola com peito, rematou e colocou-a no canto inferior esquerdo da baliza da Turquia.

Até ao intervalo, nada mais se alterou e a seleção gaulesa foi para o balneário a vencer por 1-0.

Superioridade turca não dá frutos

No regresso das equipas ao relvado, foi a seleção turca a impor o seu jogo. Embora tenha sido a Turquia a ameaçar o empate ao minuto 53, foram os gauleses que, por duas vezes, tiveram a oportunidade de dilatar a vantagem. Ao minuto 57 da segunda parte, Connor Roberts cruzou e Ramsey, já em queda, rematou e obrigou o guardião turco a uma defesa de joelhos e por instinto.

Nem cinco muitos se passaram desde o último lance, quando os gauleses beneficiaram de uma grande penalidade. Uma falta de Zeki Celik sobre Bale à entrada da área turca, concedeu uma excelente oportunidade para os visitantes aumentarem a vantagem. Chamado a bater, Bale não conseguiu converter, uma vez que o remate passou por cima da baliza.

Se por um lado, esta falha esmoreceu os gauleses, por outro, animou bastante os turcos. A seleção da casa foi atrás do resultado, dominou o restante encontro, mas as investidas ofensivas não resultavam. A última chance de perigo dos turcos aconteceu já perto do fim do encontro, ao minuto 86. Através de um canto executado por Hakan Calhanoglu, Merih Demiral foi superior nas alturas, cabeceou, mas Danny Ward, guardião gaulês, fez uma excelente defesa.

Mais uma vez, o domínio era turco, mas o golo era gaulês. Já no período de compensação, o País de Gales marcou e colocou um ponto final no resultado. À semelhança do lance de perigo anterior, o golo da seleção visitante surgiu de uma bola parada. Através de um canto batido de forma curta, Harry Wilson, que substituiu Ramsey ao minuto 85, colocou a bola em Bale que correu sobre a linha final, assistiu Connor Roberts, que marcou o segundo da sua seleção.

Com os três pontos conquistados, o País de Gales sobe ao segundo lugar com quatro pontos e fica atrás da já apurada Itália, após vitória sobre a Suíça por 3-0. A Turquia continua com zero pontos e vê assim o apuramento cada vez mais longe.

“Foi pena não termos marcado mais”

No final do encontro, Robert Page, selecionador gaulês, mostrou-se orgulhoso da sua seleção e do trabalho feito pela mesma. O gaulês salientou o número de oportunidades conseguidas e parabenizou os seus jogadores por “terem ganho da forma que ganharam”.

Şenol Güneş, selecionador da Turquia, referiu que o adversário entrou melhor no jogo, mas que a sua seleção, “com o passar do tempo” conseguiu equilibrar o jogo. “Criámos várias oportunidades, mas não conseguimos marcar“, concluiu.

A terceira e última jornada do grupo A vai opor o País de Gales e a Itália, este domingo, num jogo que vai decidir o primeiro classificado do grupo. No mesmo dia, Suíça e Turquia vão medir forças e decidir quem abandona a competição. De salientar que mesmo conquistando o terceiro lugar nesta fase de grupos, só passam à fase seguinte quatro seleções que estejam no terceiro posto, com o maior número de pontos conquistados.

Artigo editado por João Malheiro