O teatro portuense recebe a quinta edição do festival da emissora pública. Durante quatro dias, a programação oferece concertos, peças de teatro e momentos de conversa sobre e para a cidade do Porto.

A Antena 2 vai transmitir em streaming a totalidade dos eventos. Foto: Official Porto Tourism Portal

O Teatro Nacional de São João (TNSJ), no Porto, recebe a quinta edição do Festival Antena 2, organizado pela rádio pública. O evento, que decorre a partir desta quarta-feira (23) e se estende até sábado, exibe ao vivo a variedade da emissora ao oferecer música, performances, debates e teatro.

Na edição deste ano, a rádio volta a trocar os estúdios pelo terreno e junta-se a instituições culturais de referência. A Antena 2 apresenta-se no palco do TNSJ com concertos de música clássica (nas vertentes de sinfónica, câmara, antiga e coral), de jazz, de música para banda filarmónica e tradicional portuguesa. A programação inclui ainda produções teatrais e uma conferência sobre a identidade cultural e social do Norte.

No dia de abertura do evento, esta quarta, pelas 21h, a Orquestra do Norte lança uma sessão de música sinfónica de que fazem parte composições de Gioacchino Rossini, Franz Schubert e Luís Tinoco. Ainda no primeiro dia, o concerto do Maat Saxophone Quartet, vencedor do Prémio Jovens Músicos, apresenta uma multiplicidade de peças, interpretando, por exemplo, obras de Dmitri Shostakovitch e de Ramin Amin Tafreshi.

No segundo dia do evento, 24 de fevereiro, a Banda Musical de Fajões partilha criações artísticas de compositores portugueses do século XXI, com o objetivo de mostrar ao público o vasto património da música contemporânea nas bandas sinfónicas. Também a música coral dos Cupertinos marca presença na programação, nascendo de uma minuciosa combinação de peças dos séculos XVI e XVII, salientando-se as de Duarte Lobo e de Francisco Garro.

O “Cotovelo” sobe ao palco da sala principal no dia 25 de fevereiro. O espetáculo de jazz é fruto do compositor Nuno Trocado e resume-se numa narração de dois casos de desavenças e ciúmes, entre Portugal e Brasil do século XIX. Coube a Jorge Louraço Figueira escrever o texto e a Catarina Lacerda a tarefa de o interpretar, ao lado de mais quatro músicos. Previamente, o Bando de Surunyo vai interpretar a vertente de música antiga, com as obras de Claudio Monteverdi.

No último dia, a 26 de fevereiro, é a vez dos Pauliteiros de Miranda, que elaboram espetáculos de música e dança tradicional, pisarem o palco principal do São João. Mais à frente, Nuno Cardoso exibe “Achadiço”, no Teatro Carlos Alberto. A peça teatral consiste numa união de elementos reais e fictícios, é um “livro de memórias” e uma autobiografia do autor, passando pela sua terra natal e a sua experiência profissional como ator e encenador.

Da programação fazem ainda parte sketches informais reservados aos mais novos, como a performance “Palavras de Bolso”, no salão nobre (do dia 23 a 25) e um teatro sonoro com as peças radiofónicas do CeDA – Centro de Dramaturgia e Argumento (decorre em todos os dias do evento). Destaca-se conferência “Ser do Norte: A Identidade de uma Região”, que se cinge numa retrospeção acerca do valor dos costumes, a importância da história, das conceções e dos nortenhos para a construção desta região.

Os concertos têm um custo de cinco euros, exceto “Achadiço”, que terá um custo de 10 euros. Os restantes eventos são de entrada gratuita.

Durante quatro dias, a Antena 2 e o TNSJ pretendem oferecer aos ouvintes “uma parte simbólica daquilo que todos os dias se escuta na rádio pública, desta vez ao vivo e em palco”. “Trata-se de uma prova de vida da diversidade dos conteúdos (e seus intérpretes) que caracterizam e definem a Antena 2”, lê-se no comunicado oficial da rádio pública.

A Antena 2 vai transmitir na rádio a totalidade dos eventos. Os espetáculos no palco do Teatro Nacional São João poderão também ser acompanhados em streaming na plataforma online RTP Palco. Pode consultar os horários de cada sessão e a programação completa aqui.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha