Decorreu quinta-feira à noite, no Casino do Estoril, a 25.ª Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal. Em cinco categorias, o evento premiou os “Desportistas do Ano”.

Após o cancelamento em 2021 devido à pandemia, a Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal regressou esta quinta-feira para celebrar as “Bodas de Prata da Gala do Desporto”. Em noite dominada pelo futsal, que conquistou três das cinco distinções, o selecionador nacional Jorge Braz foi eleito o Treinador do Ano. “É um orgulho vencer este galardão entre tantos treinadores que são, todos eles, um exemplo para mim. E é um orgulho ainda maior estar aqui entre tantos desportistas que orgulham o nosso país”, disse no seu discurso.

Estavam também nomeados nesta categoria o treinador e pai do campeão olímpico em triplo salto Pedro Pichardo, Jorge Pichardo, bem como o treinador de longa data do canoísta Fernando Pimenta, Hélio Lucas, o técnico de judo do Sporting e ‘mentor’ de Jorge Fonseca, Pedro Soares e o treinador Lourenço França, responsável pela conquista de várias medalhas no ano de 2021 em campeonatos do mundo e da europa nas disciplinas de all around, equilíbrio e dinâmico.

Já o prémio de Jovem Promessa do Ano foi entregue a Zicky Té, jovem de 20 anos que, em 2021, foi campeão do Mundo de Futsal pela seleção das quinas, bem como vencedor e melhor jogador da Liga dos Campeões de Futsal pelo Sporting Clube de Portugal.

Na categoria, concorriam também a judoca Joana Crisóstomo, o ciclista Iúri Leitão, o canoísta Pedro Casinha e a dupla de vela formada pelos ex-alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Diogo Costa e Pedro Costa. “É uma honra receber este prémio. Quero dar os parabéns aos outros jovens que estavam nomeados, que certamente também trabalharam muito e que certamente servirão de exemplo para outros jovens que se seguirão. Quero agradecer ao Sporting e à FPF pela oportunidade que me deram de chegar aqui”, disse o novo Jovem Promessa do Ano de 2021.

A Equipa do Ano de 2021 eleita pela Gala do Desporto foi a campeã do Mundo Seleção Nacional Masculina de Futsal, numa distinção em que também estavam nomeadas a Seleção Nacional Masculina de Andebol, os finalistas dos Jogos Olímpicos de Tóquio K4 500 metros Masculino de Canoagem, a Seleção Nacional de Ténis de Mesa Síndrome Down ITTADS (Campeã da Europa por equipas no 3º Campeonato da Europa de Ténis de Mesa ITTADS) e a Equipa Olímpica e Paralímpica de Judo, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020.

Nos prémios de Atleta Feminino do Ano, foi a campeã da Europa em triplo salto em pista coberta e vice-campeã olímpica de triplo salto Patrícia Mamona a vencedora. A atleta não pode comparecer, mas agradeceu a distinção por SMS. A atleta olímpica e estudante da Universidade do Porto (FADEUP) Filipa Martins, a canoísta Teresa Portela, a ciclista campeã europeia de omnium em sub-23 Maria Martins e a campeã da Europa Lisboa 2021 em judo, Telma Monteiro foram as nomeadas da categoria.

Para Atleta Masculino do Ano, o medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio e n.º 1 do Ranking Mundial da Federação Internacional de Judo, Jorge Fonseca foi o eleito pela Confederação do Desporto de Portugal, num prémio para o qual estavam nomeados Pedro Pablo Pichardo (atletismo), Fernando Pimenta (canoagem), o ciclista João Almeida, o andebolista Rui Silva e o para-canoísta campeão da europa em VL2 200 metros, Norberto Mourão.

Foram ainda homenageados os juniores e seniores que foram campeões da Europa e do Mundo no decorrer do ano passado, bem como os medalhados nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Pedro Pablo Pichardo, Patrícia Mamona, Fernando Pimenta e Jorge Fonseca, todos eles nomeados para distinções que motivaram a gala.

O Prémio Alto Prestígio Ética no Desporto foi outra distinção atribuída na gala, esta à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), pelo seu apoio de retaguarda a doentes diagnosticados com covid-19, feito através da disponibilização da Casa dos Atletas, na Cidade do Futebol. “É para nós um orgulho receber este prémio. A FPF tem sempre como um dos primeiros objetivos ser mais do que uma federação e temos perfeita consciência do nosso papel social, mesmo perseguindo sempre os nossos objetivos desportivos. Vivemos tempos complicados, mas com certeza continuaremos sempre a ser mais do que uma federação”, afirmou o Diretor Técnico Nacional da FPF, José Couceiro, que recebeu o prémio em nome da FPF. Houve ainda espaço para a celebração de um acordo de patrocínio entre a Confederação do Desporto de Portugal e a empresa de telecomunicações Altice.

Carlos Gonçalves venceu, também, o Prémio Alto Prestígio, e encerrou a gala com um sentido discurso de homenagem aos desportistas que vivem neste momento a guerra na Ucrânia, com a plateia a aplaudir de pé as vítimas da invasão russa.

“Cada um de nós tem de fazer a sua parte, deixando de fora egos, tornando assim o nosso desporto mais iluminado sem querer simplesmente que a nossa lâmpada brilhe mais do que a lâmpada daquele que está ao nosso lado. É altura de pormos a nossa devoção pelo desporto ao serviço do homem. Um desporto ao serviço do país e não de regionalismo ou dirigentes inócuos. Um desporto para construir pontes e não para apoquentar aqueles que nos estão próximos. É essa a nossa obrigação. A de todos os que estão nesta sala e daqueles que acreditam que o desporto tem um papel importante na coesão nacional”, ouviu-se no encerrar do discurso do ex-presidente do Movimento Europeu de Fair-Play.

Artigo editado por Filipa Silva