A existência de uma linha ferroviária de Alta Velocidade que liga Porto e Lisboa já está mais perto de se tornar real. Em 2020, o Governo anunciou o PNI – Programa Nacional de Investimentos 2030, e o foco vai para os projetos associados à Alta Velocidade, nomeadamente a nova linha Porto-Lisboa.

Esta terça-feira (15) houve uma sessão informativa, “Investimentos nas Infraestruturas Ferroviárias Nacionais”, da Infraestruturas de Portugal (IP), e foi novamente abordado o PNI, que pretende complementar o FERROVIA 2020, um plano de investimentos ferroviários que teve como objetivo aumentar a competitividade do transporte ferroviário, melhorar as ligações internacionais e criar condições para a interoperabilidade ferroviária.

Um dos pilares do Programa Nacional de Investimentos 2030 é a criação de uma linha de Alta Velocidade que liga Porto e Lisboa. Os objetivos passam por “reduzir o tempo de trajeto” entre as cidades, “aumentando a qualidade dos serviços de longo curso” bem como “libertar capacidade na linha do Norte para o tráfego suburbano e de mercadorias”.

O custo estimado para esta nova ligação é de 4.500 milhões de euros. A linha vai ser desenvolvida em três fases, iniciando-se com a construção do troço entre Porto-Campanhã e Soure, em Coimbra. A ligação destes lugares, que deve acontecer entre 2026 e 2028, vai permitir viajar de Porto a Lisboa em 1h57, sem paragens. Atualmente, a ligação Porto-Lisboa demora 2h48, contabilizando três paragens.

Na segunda fase do projeto, a ligação será entre Soure e Carregado e deve estar concluída em 2030. O tempo de viagem desce para 1h17, sem paragens. A terceira e última fase, que liga Carregado a Lisboa-Oriente, reduz em dois minutos o tempo de viagem de Porto a Lisboa, passando a ser de 1h15 no total, também sem paragens.

A ligação Porto-Lisboa vai ser feita a uma velocidade máxima de 300km/h e a uma mínima de 160km/h. As estações que vão fazer parte desta ligação são a de Lisboa-Oriente, Leiria, Coimbra, Aveiro e Campanhã. A estação de Gaia, anunciada em fevereiro pelo presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, consta também da lista anunciada, embora se encontre ainda em avaliação pela IP.

Um Porto mais próximo de tudo

Se Lisboa está a 1h15 de distância do Porto, mais cidades estão ainda mais próximas da Invicta.

Leiria, que atualmente está a 2h55 de distância de comboio de Porto-Campanhã, vai passar a estar a apenas 1h45, na segunda fase do projeto, e a apenas 47 minutos, na última fase.

Já a cidade de Coimbra, que está a 1h16 de distância de comboio de Campanhã, vai passar a estar, já na segunda fase do projeto, a apenas 29 minutos. Aveiro vai estar a 21 minutos de distância, menos 27 que atualmente, já no período de 2026-2028.

Nova linha Porto-Valença-Vigo e novos comboios a circular até 2030

A linha de Alta Velocidade que liga Porto e Lisboa não é a única a ser implementada. A criação de uma nova linha ferroviária que liga Porto e Vigo também está nos objetivos do PNI. A intenção é que a viagem de comboio entre as duas cidades dure cerca de uma hora.

Para além da criação de novas ligações ferroviárias, o Programa Nacional de Investimentos 2030, como foi apresentado na sessão informativa desta terça-feira (15), conta também com investimentos em novo material circulante, nomeadamente em comboios urbanos, comboios de longo curso e comboios regionais.

Até 2030, para a região Norte, também está prevista a modernização e eletrificação do troço Régua-Pocinho, a requalificação da linha do Vouga e a quadruplicação do troço Contumil-Ermesinde.

Vai ainda ser feita uma nova ligação da linha de Cascais e do porto de Lisboa à linha de Cintura, a modernização e eletrificação do troço Caldas da Rainha-Louriçal, bem como do troço Casa Branca-Beja, entre outros.

O Programa não descura ainda um investimento na segurança, renovação e reabilitação, bem como uma redução de ruído e adaptação às alterações climáticas.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha