Iniciativa junta arte, educação e saúde com o objetivo de criar uma maior conscientização social sobre o vírus da imunodeficiência humana (VIH). IMUNE é promovido pelo Grupo de Ativistas em Tratamentos e desenrola-se no Porto até 2025.

Grupo de pessoas em movimento numa praça vistas de cima para baixo

Iniciativa arranca com uma open call para projetos artísticos a desenvolver entre março e junho, no Potro. Foto: Amor Alonzo

IMUNE tem como tema e ponto de partida o vírus da imunodeficiência humana (VIH), microrganismo identificado pela primeira vez em 1983 e que está na origem da SIDA. A cidade do Porto recebe assim, durante três anos, o primeiro projeto artístico-educativo a ser dinamizado nesta área, a nível nacional.

Promovido pelo Grupo de Ativistas em Tratamentos, a intervenção aposta na fusão entre arte, saúde e educação, encarando o vírus como um “motor de transformação social”, é possível ler no comunicado oficial da IMUNE.

Para além da junção dessas três dimensões, o programa coloca pessoas com VIH à conversa, não só para a conscientização social em torno do tema, mas também com o objetivo de “investigar como a expressão corporal e o processo criativo em dança podem desenvolver competências de cidadania”.

Até 2025, vão ser desenvolvidas diferentes atividades, como workshops, grupos de apoio, palestras, intervenções de rua, espetáculos e conversas abertas à comunidade local. Noutras regiões do país, serão também implementadas ações de forma pontual.

O IMUNE tem como diretora Teresa Fabião, bailarina, educadora, pesquisadora e artivista (ativismo através da arte). Teresa foi a primeira mulher em Portugal a assumir o VIH no seu “discurso artístico” e é hoje uma representante das mulheres portuguesas que vivem com este vírus.

Citada no comunicado oficial, a bailarina afirma que “ter partilhado publicamente o meu status serológico tem-me feito conectar com os meus pares e tem convocado para outros processos de resiliência, pessoas que se sentem tocadas por esta história de superação”.

Para já, o projeto arrancou com uma open call para atividades artísticas, que serão implementadas entre 25 de março a 8 de julho, na freguesia do Bonfim. Mais informações podem ser obtidas através das redes sociais do projeto: @una.imune (Instagram / Facebook).

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro