A seleção nacional defronta hoje (23) o Liechtenstein, num encontro de qualificação para o Euro 2024. A disputa marca a estreia do técnico Roberto Martínez ao leme da formação portuguesa. A partida, agendada para as 19h45, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, é uma oportunidade para a equipa das quinas continuar invicta, frente ao adversário desta quinta-feira, e para o novo selecionador entrar com o pé direito, em dia de casa cheia

Em conferência de antevisão, Cristiano Ronaldo teceu elogios à mudança do treinador espanhol. Depois de oito anos sob o comando de Fernando Santos, a “lufada de ar fresco” na seleção das quinas chegou para dar “uma energia diferente”, diz CR7. Ao contrário de ocasiões anteriores, “todos os jogadores estão na expectativa de jogar a titulares” contra o Liechtenstein, o que faz com que o nível de treino, a atenção e o compromisso sejam maiores entre todos, explica o avançado. 

Era Martínez traz reestruturação no plantel

Roberto Martinez estreia-se esta quinta feira (23) como treinador da seleção nacional de futebol. Foto: FPF

O ex-selecionador da Bélgica é o terceiro treinador estrangeiro que orienta a seleção, mas o primeiro de nacionalidade espanhola. Depois dos brasileiros Scolari e Otto Glória, a era de Roberto Martínez traz novidades no plantel. 

A convocatória inclui Diogo Leite e Gonçalo Inácio, que nunca se estrearam pela seleção portuguesa. O primeiro, contudo, ficou de fora dos 23 eleitos para o encontro. As decisões tomadas para os primeiros jogos, diz o selecionador em conferência de imprensa, são “um ponto de partida”. A equipa “precisa de ser muito flexível taticamente”, acrescenta o técnico catalão. 

As expectativas dos portugueses para o frente a frente estão em alta. A dúvida sobre a utilização dos três centrais, sistema de jogo usado apenas pontualmente por Portugal, é o destaque da partida. O novo selecionador equaciona montar um sistema tático com um tridente defensivo, recorrendo à tática 3-4-3, o que justifica a chamada de seis centrais (cinco depois da lesão de Pepe). 

Em resposta aos jornalistas, Ronaldo diz gostar do dinamismo que caracteriza os treinos de Martínez e assegura que o ambiente “é muito bom” e que os jogadores estão “muito felizes” com “o novo capítulo”. Nos treinos “não há muitas paragens, os jogadores estão sempre ligados”, explica o capitão português. 

Cristiano Ronaldo feliz por “continuar a ajudar Portugal”

Cristiano Ronaldo faz parte da convocatória para o jogo contra o Liechtenstein. Foto: FPF

Feitas as contas, com a chamada para a conferência de imprensa, tudo indica que o capitão vai integrar a equipa titular, com a possibilidade de alcançar mais um recorde na sua carreira histórica no futebol, com o título de “jogador mais internacional da história”

CR7 diz estar feliz por “continuar a ajudar Portugal”, pois o papel que tem desempenhado na seleção, nos últimos 15 anos, é inalterável. “A minha motivação é intacta”, diz o craque. 

Apesar das dúvidas geradas depois do Mundial do Qatar, o capitão português regressa à seleção, onde conquistou o título europeu, em 2016: “Estou muito feliz por voltar à seleção, isto é a minha casa e sinto-me muito bem aqui”, afirmou aos jornalistas

 

O grupo J, onde consta Portugal, inclui também a Islândia, a Eslováquia, a Bósnia-Herzegovina e o Luxemburgo (contra quem Portugal joga no domingo, 26). As equipas classificadas nas primeiras duas posições são diretamente apuradas para o Campeonato da Europa, a decorrer em 2024, na Alemanha.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro