As duas seleções vão enfrentar-se pela primeira vez na história. Depois da vitória contra a Suécia, Roberto Martínez libertou oito jogadores dos trabalhos de seleção e vai agora testar outras opções.

Cristiano Ronaldo integrou o grupo depois do jogo com a Suécia. Foto: Portugal/X

Portugal defronta esta terça-feira (26), pela primeira vez na história, a Eslovénia, em Liubliana. Depois da vitória expressiva contra a Suécia, oito jogadores portugueses foram libertados dos trabalhos de seleção e regressaram aos respetivos clubes: Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Gonçalo Ramos, João Palhinha, Nélson Semedo, Rafael Leão, Rúben Dias e Toti Gomes.

Já os oito jogadores que estiveram ausentes na preparação para o jogo com o país nórdico juntaram-se agora ao grupo: Cristiano Ronaldo, Danilo Pereira, Diogo Dalot,  João Cancelo, João Félix, Otávio, Rúben Neves e Vitinha.

Matheus Nunes também recebeu ordem de dispensa e não viajou com a equipa por ter contraído uma lesão no pé. Nuno Mendes fez apenas trabalho de ginásio na manhã de segunda-feira (25), mas seguiu com o resto do grupo para Liubliana, tal como Diogo Costa que parece ter recuperado do problema físico que o afastou do último jogo.

O jogo contra a seleção escandinava permitiu ao selecionador experimentar várias soluções diferentes e espera-se que mais oportunidades sejam dadas neste segundo jogo de preparação para o Campeonato Europeu. Jota Silva estreou-se com a camisola da seleção portuguesa frente à Suécia e jogadores menos utilizados, como Bruma, João Mário e Toti Gomes, também somaram alguns minutos. Francisco Conceição e Dany Mota, que integrou a convocatória para substituir o lesionado Trincão, poderão ter a mesma sorte e conseguir a estreia no jogo que se avizinha.

Portugal vai tentar manter o pleno de vitórias sob o comando de Roberto Martínez, na 12.ª partida. No último sábado (23), fez um ano desde a estreia do técnico espanhol na liderança da seleção das quinas. E era impossível pedir um primeiro ano melhor – 11 jogos, 11 vitórias, 41 golos marcados e apenas quatro sofridos.

A Eslovénia garantiu o apuramento para o Europeu pela segunda vez na história, depois de ficar em segundo lugar – atrás da Dinamarca – no grupo de qualificação. Os eslovenos vêm de um empate a duas bolas contra Malta, na quinta-feira (dia 21). Os principais destaques da seleção eslovena são Benjamin Šeško, avançado do RB Leipzig que foi muito elogiado por Martínez, Jan Oblak, histórico guarda-redes do Atlético de Madrid que conta com várias passagens por Portugal, e Andraž Šporar, ex-avançado do Sporting CP que agora joga no Panathinaikos.

O selecionador nacional elogiou a “atitude defensiva da equipa contra à Suécia nos primeiros 60 minutos“, mas reforçou a ideia de que a concentração tem de durar o jogo inteiro para que se possa alcançar a “perfeição”. Reforçou ainda que esta partida “é muito importante para levantar informações” sobre os jogadores convocados.

Roberto Martínez explicou que a Eslovénia é “uma seleção interessante” para testar alguns conceitos e dinâmicas. “É uma equipa com dois pontas de lança dinâmicos, Šeško e Šporar, que exploram as costas da linha defensiva e é uma oportunidade para trabalharmos alguns aspetos defensivos. Têm o Šeško que é um dos melhores avançados da Bundesliga e a experiência do Oblak. É uma seleção interessante para experimentarmos os nossos conceitos defensivos e para ver o que podemos fazer no ataque”, disse.

A partida vai ter transmissão na RTP 1 e na Sport TV1, a partir das 19h45. Depois do jogo em Liubliana, ficam a restar a Portugal mais três particulares antes do início do Euro. Em junho, Finlândia, Croácia e República da Irlanda vão ser os últimos testes antes da competição, mas esses já com a lista definitiva de convocados.

Também esta terça-feira vai ser conhecida a última equipa do grupo de Portugal para o Campeonato da Europa. Geórgia e Grécia vão jogar às 17h00 a final do play-off de apuramento, em Tiblissi, capital da Geórgia. O vencedor desta partida vai juntar-se à Chéquia e Turquia.

Editado por Inês Pinto Pereira