O romance musical “Viana – A Lenda dos Corações de Ouro” reimagina a lenda que deu nome à cidade e dá vida às origens dos corações de filigrana. Trata-se da maior longa-metragem de animação 3D produzida em Portugal a chegar a salas de cinema nacionais e internacionais. A estreia está prevista para o Natal de 2024.

A adaptação animada já começou há cinco anos. Conta a história de Ana, uma princesa, que vive um amor proibido com Thomas, um pobre artesão que fabrica guitarras, num Portugal medieval – a ribalta, porém, cai sobre Viana do Castelo. Rui Miranda, um dos produtores do filme, admite ao JPN “adorar a cidade” e adianta que “conhecia a lenda [que inspirou a fita] de vários pontos de contacto”. Mas este fascínio teve a influência da sua mulher, natural da região. “Apaixonei-me pela possibilidade de transmitir uma história que tem um poder tão grande para apelar a um bem maior – ao dom da generosidade e ao poder do amor”, explica.

Há um cruzamento com a ficção, sobretudo considerando que um dos objetivos é “contar uma história adaptada ao segmento família e infantil”. Mas a base histórica da lenda exigiu, de toda a equipa, pesquisa e estudo prévio. “Houve um trabalho muito grande, no início, de compreender e retratar bem a cultura de Viana do Castelo”, explica Rui Miranda. Como tal, tiveram a preocupação de “visitar a cidade e o museu do traje de Viana”.

A equipa de marketing traçou um plano de distribuição e comercialização de larga escala, com o intuito de levar a longa-metragem para fora de solo nacional. Como tal, além de fazerem duas versõesuma em português e outra em inglês -, os produtores Rui Miranda e Rodrigo Carvalho, ambos da Watermelon Productions, apostaram em atores de renome.

O elenco conta com Daniela Melchior, que dá voz à protagonista, a primeira princesa portuguesa no grande ecrã. A equipa considera ser uma escolha acertada, sendo que “a Daniela tem uma voz jovem, que se faz passar bem pela princesa e é uma excelente intérprete, também capaz de cantar bem”. “Ela trouxe muito carácter à personagem, acabando por ajudar a desenvolvê-la”, partilha Rui Miranda. Somam-se grandes nomes como Keith David e Yvette Nicole Brown – já com Emmys na prateleira – ou Aasif Mandvi e Dan Fogler.

A película conta ainda com outros profissionais conceituados no meio, como é o caso de Gonçalo Jordão, cenógrafo e diretor de arte, que já colaborou com grandes produções, tais como o Grand Budapest Hotel, vencedor de três Óscares (Melhor Figurino, Melhor Direção Artística e Melhor Maquilhagem e Cabelo, em 2015).

Apesar da ambição de Rui Miranda ser levar esta história mais longe, também quer que a musa do filme seja a grande estrela. “O meu sonho era fazer a premiere mundial em Viana do Castelo, com direito a passadeira vermelha e tudo. Estamos em contacto com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e com o Turismo do Norte para podermos tornar isto numa realidade”, avança. Para o produtor português, o filme, apoiado pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e pelo Fundo de Apoio do Turismo e ao Cinema, poderá ter um impacto extremamente benéfico para Portugal e, sobretudo, para o turismo vianense.

Com duração aproximada de 100 minutos, “Viana – A Lenda dos Corações de Ouro” vai ser distribuído pela NOS Lusomundo Audiovisuais.

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira