Programa coloca em contacto os alunos finalistas de escolas artísticas do Porto e o corpo artístico do Teatro Nacional de São João e do Teatro Carlos Alberto, numa lógica de imersão no contexto profissional. Os espetáculos são abertos ao público e decorrem a partir desta sexta-feira.

Teatro Nacional de São João e Teatro Carlos Alberto dão palco a projetos criados por estudantes finalistas de teatro. Monica Silvestre

As Escolas Artísticas do Porto estão de regresso ao Teatro Nacional de São João (TNSJ) para apresentar projetos de estudantes finalistas de teatro e de dança. O intuito do projeto é dar visibilidade e preparar os alunos para a vida profissional na área da dramaturgia.

Agenda dos Espetáculos

ACE – Escola de Artes – 14 (21h00) e 15 de julho (19h00)
“As Orelhas de Van Gogh”
Texto/Dramaturgia/Encenação: Rui Paixão
Onde: Teatro Carlos Alberto

ESMAE – 15 (19h00) e 16 de julho (16h00)
“Overdrama”, de Chris Thorpe
Encenação: Paulo Calatré
Onde: Teatro Nacional São João

Balleteatro – 22 (19h00) e 23 de julho (16h00)
Provas de Aptidão Profissional
Onde: Teatro Carlos Alberto

Universidade Lusófona – 27 (19h00) e 28 de julho (21h00)
“ALBA”, a partir de A Casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca
Direção: Nuno M Cardoso
Onde: Teatro São João

ESAP – 27 (19h00) e 28 de julho (21h00)
“Dez Contos/Dieci Racconti”, a partir do Decameron, de Giovanni Boccaccio
Encenação: Fernando Moreira
Onde: Teatro Carlos Alberto

O programa, que começa esta sexta-feira (14), prolonga-se até ao dia 28 de julho.

As peças apresentadas (ver caixa) correspondem a exercícios finais das licenciaturas de Teatro – no caso da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) e da Escola Superior Artística do Porto (ESAP) -, e de Artes Dramáticas/Formação de Atores, no caso da Universidade Lusófona do Porto. Nas duas escolas profissionais envolvidas, a ACE-Academia Contemporânea do Espetáculo, e o Balleteatro – sobem ao palco as Provas de Aptidão Profissional, com que os alunos encerram a sua formação.

Todas as escolas têm agendadas duas sessões.

Estas apresentações públicas têm como foco a demonstração das competências desenvolvidas ao nível da interpretação, cenografia, figurinos, luz, som, direção de cena e produção. Além disso, os alunos têm assim a oportunidade de contactar comos profissionais do TNSJ, que inclui, além do teatro nacional, o Carlos Alberto e o Mosteiro de São Bento Vitória.

Todos estes trabalhos são projetos artísticos da autoria dos alunos, que assim foram convidados a explorar “novas soluções cénicas e performativa”, resultado de pesquisas criativas.

A parceria entre o TNSJ e as Escolas Artísticas do Porto existe há cerca de 20 anos. No início, integrava-se apenas o Balleteatro e a ACE – Academia Contemporânea do Espetáculo, posteriormente juntaram-se a ESMAE e a ESAP e, mais recentemente, a Universidade Lusófona do Porto. Os bilhetes para ver estes espetáculos tem o preço único de cinco euros, em todos os teatros abrangidos.

Editado por Filipa Silva