Francisco Assis é também apontado para ser candidato pelo Partido Socialista à presidência da Assembleia da República. Já Pedro Nuno Santos surge como o número um pelo círculo eleitoral de Aveiro e a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, por Lisboa.

Francisco Assis preside ao Conselho Económico e Social desde 2020. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado (Wikimedia Commons)CC 2.0

O presidente do Conselho Económico e Social, Francisco Assis, vai ser o cabeça de lista do Partido Socialista (PS) pelo Porto nas eleições legislativas antecipadas de 10 de março. A decisão foi confirmada esta terça-feira, durante a Comissão Política Nacional, na qual foram aprovados os nomes que vão integrar as listas de candidatos pelos 22 círculos eleitorais.

Francisco de Assis, que já tinha sido cabeça de lista do PS no Porto nas eleições legislativas de 2011, mostrou ser, desde o início, um grande apoiante da candidatura de Pedro Nuno Santos à liderança do PS. Esta escolha também a porta a uma eventual candidatura à presidência da Assembleia da República (AR), já que o presidente do Conselho Económico e Social é um dos nomes apontados para o cargo. Em entrevista ao “Público”, em 2021, Assis disse que, se “um dia lhe colocassem a questão de poder eventualmente” exercer esse cargo, “seria incompreensível que dissesse que era uma função que não gostaria de exercer. Era um absurdo, uma mentira, uma estultícia”.

Nas eleições legislativas de 2022, o Partido Socialista conseguiu eleger 120 deputados, sendo que 19 deles pertenciam ao círculo eleitoral do Porto.

Pedro Nuno Santos candidata-se por Aveiro

O atual líder do partido vai ser novamente o número um pelo círculo eleitoral de Aveiro, distrito de onde é natural. Note-se que Pedro Nuno Santos encabeçou as listas de candidatos por Aveiro nas últimas três eleições legislativas, sendo que, em 2015, concorreu lado a lado com o atual líder do Partido Social Democrata, Luís Montenegro. Em Lisboa, vai ser a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a encabeçar a lista de candidatos.

A lista pelo círculo eleitoral de Braga vai ser encabeçada pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. Antes desta terça-feira, não era certo se o ministro aceitaria o convite de Pedro Nuno Santos, já que tinha anunciado que só o faria se um conjunto de nomes de socialistas que o apoiaram, durante candidatura à liderança do partido, fossem integrados na lista.

A ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, voltam a assumir o primeiro lugar nas listas de candidatos pelos círculos eleitorais de Setúbal e Guarda, respetivamente.

O líder parlamentar dos socialistas, Eurico Brilhante Dias, encabeça a lista por Leiria; a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, por Coimbra; e a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, por Viana do Castelo.

Foram ainda enunciados os nomes para os restantes círculos eleitorais: Francisco César (Açores), Nelson Brito (Beja), Isabel Ferreira (Bragança), Nuno Fazenda (Castelo Branco), Luís Dias (Évora), Jamila Madeira (Faro), Paulo Cafôfo (Madeira), Ricardo Pinheiro (Portalegre), Alexandra Leitão (Santarém), Fátima Correia Pinto (Vila Real) e Elza Pais (Viseu).

O nome do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, volta a surgir como número um pelo círculo Fora da Europa e o de Paulo Pisco pelo círculo da emigração.

Editado por Filipa Silva