Os novos horários em tempo real vão começar por ser implementados em oito paragens de autocarro dispersas pelo Porto. O JPN ouviu a opinião de alguns utentes da STCP sobre a novidade.

Os novos horários em tempo real já estão a ser implementados nas paragens STCP.

Os novos horários em tempo real já estão a ser implementados nas paragens STCP. Foto: Camila Teixeira

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) tem em marcha um projeto-piloto que permite a consulta de rotas e horários dos autocarros em tempo real. Os novos painéis que disponibilizam a informação estão, para já, instalados em oito paragens da STCP, onde podem ser consultados pelos utentes. No entanto, nem todos estão em funcionamento, como o JPN pôde testemunhar em alguns locais.

O projeto ainda está em fase de testagem nas paragens Praça D. João I (PRDJ), Praça Filipa de Lencastre (PRFL), Campanhã (CMP2), Boavista – Casa da Música (BCM1), Fluvial (FLU2), Sea Life Castelo do Queijo (CQ5), Hospital São João (Circ.) (HSJ9) e Universidade Católica (UC2).

A tecnologia de baixo consumo, implementada pela Porto Digital, dá acesso a um ecrã em estilo “e-paper onde é possível consultar informação relativa aos tempos de espera e de passagem de autocarros, bem como um mapa das diferentes rotas e mensagens em formato áudio.

A medida chega mais de um ano após a construção dos novos abrigos na cidade e o objetivo da STCP é que seja alargado às  650 paragens da rede, nos seis concelhos abrangidos pelo serviço. São eles Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Valongo e Vila Nova de Gaia. Além disto, a STCP tem também como meta que, até ao final do ano, os utentes também possam aceder à informação em tempo real no Google Maps e numa app da STCP, como adiantou uma fonte oficial da empresa à Lusa.

Os horários e as rotas em tempo real estão igualmente disponíveis na plataforma online Explore.Porto, bem como no próprio site da STCP. É também possível aceder a esta mesma informação através da leitura de códigos QR disponíveis em todas as paragens; através do serviço SMS Bus ou pela app Move-me, da Área Metropolitana do Porto (AMP).

A propósito da instalação destes equipamentos, a Câmara Municipal do Porto (CMP) deu nota, no seu site informativo, que  quer promover o envolvimento dos cidadãos, implementando um “serviço participativo que inclui entrevistas nos locais de instalação, assim como questionários online”, através de um código QR.

A CMP explica que o principal objetivo do projeto é fornecer novas formas de acesso a informação sobre o serviço da STCP, bem como priorizar a “sustentabilidade, a inclusão e a acessibilidade”. Os novos painéis vão dispor de um sistema em áudio, a ser testado no terreno com o apoio da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, adianta o município.

Perspetiva dos utentes

O projeto é piloto e ainda não está a funcionar a 100%. Nessa medida, alguns passageiros ouvidos pelo JPN acreditam que o sistema ainda não está a funcionar de forma eficaz. Entre os principais motivos apontados estão o não cumprimento dos horários e o facto de ainda não estarem em funcionamento em algumas das paragens escolhidas, nomeadamente na Boavista – Casa da Música (BCM1) e no Hospital São João (Circ.) (HSJ9), que o JPN teve a oportunidade de visitar na última quarta-feira (7).

O JPN contactou a STCP para apurar os motivos do não funcionamento desta tecnologia em alguns dos oito abrigos escolhidos para o projeto-piloto, bem como para saber quando deverão entrar em funcionamento, mas não obteve resposta.

Editado por Filipa Silva