Triunfo dos dragões na primeira mão faz com que o empate seja suficiente para passar aos quartos de final da Liga dos Campeões, mas o Arsenal está numa grande fase e vai tentar jogar seu próprio jogo.

O jogo entre FC Porto e Arsenal acontece às 20h00. Foto: FC Porto

O FC Porto joga contra o Arsenal nesta terça-feira (12), às 20h00 (Portugal continental), em jogo de acesso aos quartos de final da Liga dos Campeões. O confronto terá lugar no Emirates Stadium, em Londres.

O jogo da primeira mão foi de domínio portuense. Embora o Arsenal tenha tido o controlo da bola, os dragões não permitiram que os gunners fizessem um remate à baliza, algo que não acontecia há dois anos com a equipa comandada por Mikel Arteta. Com um belo golo de Galeno de fora da área nos instantes finais do jogo, o FC Porto conseguiu a vitória no Estádio do Dragão e construiu uma importante vantagem para a segunda mão.

O FC Porto vem de uma sequência peculiar. O confronto que se seguiu à disputa europeia foi um empate com o Gil Vicente, em mais um resultado dececionante na liga para o clube comandado por Sérgio Conceição. Contudo, na semana seguinte, houve o 5 a 0 histórico sobre o Benfica, que certamente elevou a moral dos jogadores e adeptos do clube do norte.

Já o Arsenal vem de uma sequência impecável, com 12 golos marcados em três jogos, incluindo uma vitória por 6 a 0 sobre o Sheffield United. Além disso, o desempenho dos gunners era também muito bom antes do jogo no Dragão. Os jogadores do clube do norte de Londres vão precisar de ser muito mais convincentes em todos os aspetos do jogo se quiserem bater o FC Porto.

“É Liga dos Campeões todas as semanas para eles”

Em conferência de antevisão, o treinador do FC Porto exaltou a qualidade do adversário: “O Arsenal tem testes semanais incríveis, é Liga dos Campeões todas as semanas para eles, num campeonato talvez o mais valioso, o mais competitivo do mundo. E nós percebemos isso”. Conceição também antecipa que o jogo será mais difícil para os dragões: “O Arsenal vai com certeza provocar a nossa equipa. Temos que antecipar esses problemas que podemos ter perante algumas nuances diferentes em que o adversário com certeza vai querer ser mais competente do que foi no Dragão, não por demérito, na minha opinião, do Arsenal, mas pelo grande mérito do Futebol Clube do Porto”.

Sérgio Conceição também destacou a diferença do poderio financeiro dos dois clubes, mas isso não faz com que se abale: “Quando falo nas provas internas, da diferença entre os clubes médios e pequenos na nossa liga e os três grandes ou os quatro grandes, incluindo o Braga também, a diferença é enorme, mas é muito maior nesta competição. Estamos a falar em termos de valor de mercado da segunda equipa com maior valor de mercado que é o Arsenal e nós, saindo agora, somos a equipa com menos valor de mercado, mas isto vale o que vale. Depois, quando a bola começa a rolar, existe qualidade de um lado e do outro.”

“Sabemos um pouco melhor”

Para o treinador do Arsenal, a equipa aprendeu com o confronto no Dragão e está mais preparada: “Todas as semanas, cada adversário tem os seus pontos fortes, os seus pontos fracos e a forma como aborda o jogo. E agora sabemos um pouco melhor. Jogámos este tipo de jogos muitas e muitas vezes na Premier League. Jogámos um há três dias. Por isso, concentramo-nos apenas em sermos nós próprios e fazermos mais coisas que podemos controlar melhor do que fizemos há algumas semanas.”

O espanhol também disse quais foram seus conselhos para uma mudança de atitude de sua equipa para o jogo: “Prepararem-se da melhor maneira possível, tomem muitas decisões correctas e depois sejam corajoso e tenham a coragem de fazer as coisas acontecerem. Nesta situação, não se pode ficar à espera. É preciso ir e fazer as coisas acontecerem. E é essa a abordagem de amanhã.”

O jogo entre FC Porto e Arsenal será transmitido na TVI e na Eleven Sports, além da aplicação da DAZN, a partir das 20h00.

Editado por Filipa Silva