Durante o discurso de tomada de posse, o presidente expressou a "intenção de fazer mais e melhor no futuro". A conclusão da construção da Academia da AF Porto é um dos principais pilares do mandato que agora se inicia.

José Manuel Neves faz parte dos órgãos sociais da AF Porto desde 1987. Foto: AF Porto

José Manuel Neves foi esta sexta-feira (22) reeleito presidente da Associação de Futebol do Porto. No discurso de tomada de posse, o presidente expressou gratidão em relação a “todos os agentes que compõe esta grande família” pela ajuda prestada durante o primeiro mandato e deixou a garantia de que vai “continuar o caminho que até agora tem sido traçado“.

Um dos principais pilares do mandato que agora se inicia é a conclusão da construção da Academia da AF Porto, cujas obras iniciaram em janeiro. Segundo o presidente, trata-se de “um projeto ambicioso, com grande preocupação ambiental, na eficiência e na sustentabilidade energética de toda a infraestrutura”. Garantiu ainda que a obra vai ajudar a “consolidar a aposta na formação” e a “centralizar e otimizar a atividade na formação de árbitros, dirigentes e treinadores“.

A mensagem para o segundo mandato é de esperança e exigência. “As conquistas são resultado de muito trabalho, dedicação e da estratégia que adotamos. Quem não prepara o futuro que quer, tem de aceitar o futuro que vier. Asseguro-vos que trabalharemos no presente à escala do futuro. Juntos não perguntemos por aquilo que a nossa Associação pode fazer por nós, mas pensemos antes o que podemos fazer pela Associação de Futebol do Porto, pelo nosso distrito, pelo futebol, pelo futsal e pelo futebol de praia”, disse José Manuel Neves.

O presidente reeleito relembrou os momentos conturbados da pandemia, que marcaram os primeiro dois anos do mandato. “Dois anos em que fomos obrigados a tomar medidas preventivas, medidas essas que nos permitiram manter os clubes, atletas, árbitros e dirigentes de abandonarem definitivamente as suas atividades desportivas”, referiu. Os esforços financeiros associados traduziram-se em “apoios diretos no montante de 1,5 milhões de euros“.

Segundo José Manuel Neves, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, o número de atletas (30 mil para 44 mil) e equipas (1.800 para 2.400) aumentou relativamente a 2020, ano em que tomou posse. A aposta no futebol e futsal feminino “mais do que duplicou” em relação a 2020 e a AF Porto é hoje a associação com “maior número de jogadoras – cerca de 3.000”.

José Manuel Neves, que faz parte dos órgãos sociais da AF Porto desde 1987, quando foi eleito vogal do Conselho Jurisdicional, encabeçava a única lista candidata às eleições. Em 2020, foi eleito presidente da associação.

Editado por Inês Pinto Pereira