A Federação Académica do Porto (FAP) promove neste sábado, às 21h30, um concerto gratuito de Tiago Nacarato e da Orquestra Bamba Social, na Avenida dos Aliados. O evento faz parte de um conjunto de iniciativas que celebram os 30 anos de existência da FAP, assinalados este ano.

Ao todo são 30 iniciativas, que decorrem ao longo do ano, e que incluem a exibição do programa #SomosAcademia, que vai para o ar às quintas-feiras no Porto Canal. A rubrica é focada em assuntos relacionados com a academia, mas também pretende abordar outras temáticas. O primeiro dos 13 programas estreia esta quinta-feira às 23h30.

“Nós entendemos que seria pertinente fazer esta celebração com uma agenda que envolvesse a cidade, os estudantes e aqueles que já estiveram ligados à FAP”, afirmou João Pedro Videira, presidente da FAP, ao JPN.

Além da cerimónia que assinala o aniversário oficial da FAP no dia 8 de julho, João Pedro Videira avança que também estão programadas algumas iniciativas de âmbito “político”, voltadas para “as eleições europeias” e para “as eleições legislativas”, bem como a publicação de um livro, feito com testemunhos dos ex-presidentes da FAP.

João Pedro Videira adianta ainda que está previsto o restauro da escultura que se encontra na entrada do edifício da FAP, a criação de um mural com a identificação de todos os presidentes (desde a data de criação da federação, em 1989) e algumas atividades desportivas que visam reunir “todos aqueles que contribuíram para a história da FAP”.

No passado mês de março, foi lançado o Conselho Estratégico da FAP, iniciativa que também faz parte das celebrações dos 30 anos e que reúne alguns parceiros da federação académica, como ex-presidentes e representants da Associação Comercial do Porto, das câmaras municipais do Grande Porto e da Fundação de Serralves.

Artigo editado por Filipa Silva