Os candidatos portugueses às Eleições Europeias do próximo dia 26 de maio vão ser convidados a participar na Queima das Fitas do Porto. A iniciativa é da Federação Académica do Porto (FAP), que esta segunda-feira avançou a informação à Agência Lusa. A ideia surgiu depois de uma viagem a Bruxelas, onde os representantes associativos da academia do Porto estiveram em contacto com alguns deputados europeus que são novamente candidatos no sufrágio de maio.

João Pedro Videira, presidente da FAP, considerou em declarações ao JPN que é “extremamente importante capitalizar a Queima das Fitas para ter uma mensagem a passar à sua massa estudantil”. A escolha do recinto da Queima das Fitas, conhecido como “Queimódromo”, deve-se ao facto de concentrar uma grande quantidade de estudantes ao longo de uma semana de festa (mais de cem mil pessoas numa semana).

“A FAP é uma estrutura de representação estudantil e uma estrutura política, e por esse motivo juntamos o útil ao agradável e entendemos que com a proximidade às eleições europeias era absolutamente determinante termos esta ação no recinto”, explica ao JPN.

Ainda que sem nenhuma confirmação, o presidente da FAP avança que os convites já estão a ser feitos.

Como vai ser feita a iniciativa?

A ideia é aproximar os jovens da política e fazê-lo no espaço que junta mais estudantes no ano letivo. Desta forma, o presidente da FAP entende que o Queimódromo é o espaço “ideal” para o efeito.

Segundo João Pedro Videira, a iniciativa, feita em parceria com o Conselho Nacional da Juventude, terá um espaço próprio dentro do recinto. “Vai ter uma estrutura própria onde os candidatos nos intervalos dos concertos poderão ter 20/30 minutos para falar com os jovens”, acrescenta.

Para Diogo Pimenta, presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a maior da academia, “falta uma aproximação jovem àquilo que é a liderança política no nosso país”.

Ainda que a Queima das Fitas seja um evento de cariz festivo e académico, o dirigente associativo considera tratar-se de “um espaço de excelência ao nível da participação jovem” que vai permitir “aproximar quem muitas vezes vê a política à distância, através de um telemóvel ou de uma televisão” e que, por isso, a iniciativa “não é de todo contraditória”.

O evento decorre de 5 de maio a 11 de maio e conta já com vários nomes no cartaz. Ao nível da sensibilização, e depois de receber, em 2018, o fundo ambiental Sê-lo Verde, a Queima das Fitas do Porto garante ainda que vai continuar a investir na “política de sustentabilidade e implementação de medidas ambientais”, ao longo da semana.

No total, 17 partidos ou coligações vão concorrer às Eleições Europeias de 26 de maio. A ordenação das forças candidatas no boletim de voto foi conhecida esta terça-feira.

Artigo editado por Filipa Silva