Desenvolvido pelo Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI) e financiado em 50% pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento, o Infovini, portal “on-line” sobre vinhos, conta com a maior base de dados de vinhos portugueses feita até hoje. O projecto, apresentado esta sexta-feira na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, envolveu um investimento na ordem dos 180 mil euros.

“O portal tem como objectivo primordial o consumidor internacional. Reunimos a máxima informação e criámos a maior base de dados de vinhos portugueses e toda a informação associada do ponto de vista da cultura, da história e do turismo”, explicou esta sexta-feira Henriqueta Nóvoa, responsável pelo projecto e investigadora na Unidade de Gestão Industrial do INEGI.

“Servir de elo de ligação entre várias instituições” do sector é um dos objectivos do “site”, que apresenta informações sobre vários assuntos ligados ao mundo vitivinícola, como a gastronomia. Há ainda um fórum em que os amantes do vinho podem partilhar ideias e conhecimentos.

Apesar de estar optimista em relação ao projecto, Henriqueta Nóvoa adianta que a dificuldade agora é encontrar “um modelo de sustentabilidade”. O sector vitivinícola só tem a ganhar com este projecto, que serve essencialmente para o promover em Portugal e no estrangeiro, lembrou.

Para 25 de Junho está marcada nova apresentação do Infovini, em Oeiras, na ex-Direcção-Geral da Protecção das Culturas.