Baptista Romão tomou posse esta sexta-feira como novo director da Policia Judiciária do Porto. No seu discurso prometeu fazer “o melhor que souber”, avisando que “não quer falar muito para começar a agir”.

A cerimónia de posse ocorreu nas instalações da directoria. O procurador vai exercer a função em comissão de serviço, após a autorização do Conselho Superior do Ministério Público.
A liderança da directoria da PJ/Porto confere-lhe, automaticamente, a nomeação para o cargo de director nacional adjunto da PJ.

Durante a sua carreira, João Manuel Baptista Romão foi procurador-adjunto na comarca da Maia e formador no Centro de Estudos Judiciários. Estava actualmente colocado na Figueira da Foz.
Após a cerimónia, Baptista Romão deixou claro aos jornalistas que “tranquilidade é fundamental” e que, por isso, “não quer ser um director com muita exposição mediática”.

Quanto ao trabalho que terá de assumir com a procuradora Helena Fazenda, responsável pelo processo “Noite Branca”, admitiu que não a conhece pessoalmente, “mas já falaram algumas vezes” e tem a certeza “que se vão entender”.

“Ignorar ruídos de fontes anónimas”

No discurso de tomada de posse, o director nacional da Judiciária, Alípio Ribeiro aconselhou o novo responsável da PJ do Porto a “ignorar os ruídos” que estão à volta e a não dar importância a fontes anónimas.

“Não serão ruídos de fontes anónimas ou os ‘furos’ de incompetentes que terão força para atraiçoar a nova dinâmica [da PJ]”, afirmou hoje de manhã Alípio Ribeiro.

O director nacional da PJ disse directamente a Baptista Romão para “nunca se importar com esses ruídos”.”São os resultados do nosso trabalho que importa avaliar”, sustentou.

Alípio Ribeiro fez também um elogio a Vítor Guimarães, o director cessante: “Agradeço-lhe em nome da instituição o trabalho que desenvolveu”. “[Foi] empenhado, sério e eficaz”, concluiu.

Também Almeida Pereira, o primeiro nome a ser escolhido para o cargo e que recusou o convite, não foi esquecido por Alípio Ribeiro, que enalteceu “a dignidade do seu comportamento”.