As pequenas e médias empresas nacionais (PME) vão poder recorrer aos serviços de investigação e inovação da Universidade do Porto (UP), a baixo custo, através de dois programas de incentivos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

O QREN vai financiar 75% dos projectos das PME, no valor máximo de 25 mil euros, para a aquisição de serviços às entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional. Os dois programas de incentivos à qualificação tecnológica das empresas correspondem a vales monetários para as PME poderem adquirir os serviços aos laboratórios nacionais.

O “Vale I&DT” corresponde a serviços de investigação e desenvolvimento tecnológico em áreas como as ciências e tecnologias do ambiente, ciências da saúde, engenharia de sistemas, engenharia electrotécnica, automação e controlo, gestão industrial, entre outras.

Destinado à aquisição de serviços de consultoria e apoio aos sistemas de inovação, o “Vale Inovação” abrange, entre outras áreas, a propriedade industrial, economia digital, qualidade, ambiente e organização e gestão de tecnologias da informação e comunicação.

UP reúne 26 unidades certificadas pela QREN

Entre as 128 entidades certificadas pelo QREN, encontram-se 26 unidades de investigação e inovação da UP (lista em PDF). O critério de selecção incidiu nas competências científicas e tecnológicas das respectivas equipas técnicas e actividades de prestação de serviços.

Em declarações ao JPN, Rita Marques, assessora para relações empresariais da Reitoria da UP, considera que “esta é uma das muitas ferramentas ao dispor para aproximar a realidade empresarial das unidades de investigação da comunidade académica”.

“É um investimento interessante, na medida em que é financiado, e que contempla a possibilidade do projecto ser enquadrado em diversas áreas, suficientemente amplas para poderem acomodar várias necessidades das PME da região ou de contexto nacional”, acrescenta.

Candidaturas até 16 de Junho

As empresas podem candidatar-se à atribuição dos programas de incentivo até 16 de Junho, apresentando projectos dentro das áreas pré-definidas pela QREN.

De acordo com Rita Marques, para poderem candidatar-se, as empresas não podem já ter acedido a fundos do QREN, ou seja, “não podem ter projectos aprovados ou submetidos pelo sistema de incentivos de investigação e desenvolvimento, inovação ou qualificação de PME”.

A constituição do projecto por mais de cinco colaboradores é outro dos requisitos para a candidatura das empresas.