Não é o primeiro hotel com preços económicos em Portugal, mas é o primeiro do país que se afirma como low cost, inspirado pelos exemplos de sucesso das companhias aéreas e do gigante sueco IKEA. Um conceito de custos reduzidos (entre os 30 e os 70 euros) que se reflecte nos materiais na construção, no serviço prestado aos clientes e no tarifário, que, como nas companhias aéreas low cost, varia consoante a data da reserva e a disponibilidade de lugares.

Situado na rua Senhora do Porto, à Estrada da Circunvalação, o Hotel Star inn, que abre as portas esta quarta-feira, é propriedade da Mini Price Hotels, uma empresa constituída pelos grupos Hotti Hotéis e Soares da Costa.

É o primeiro passo de um plano que prevê a construção de 10 hotéis low cost em várias capitais de distrito do país (Aveiro e Lisboa são as prioridades que se seguem), um investimento de 80 milhões de euros. A rede deverá estar concluída em cinco anos.

Hotel urbano

Com 206 quartos e requisitos de três estrelas, o hotel do Porto nasceu da remodelação da antiga sede da Soares da Costa (cada gabinete originou dois quartos), uma operação que custou cinco milhões de euros (investimento apoiado em 35% pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional, QREN).

Tal como as outras unidades hoteleiras, é um hotel urbano voltado para os “‘novos viajantes’, pessoas que ficam uma ou duas noites numa cidade e depois partem para outra”, afirmou Manuel Proença, presidente do grupo Hotti Hotéis.

30 euros por noite

O baixo custo (um quarto individual custa 30 euros por noite, para duas pessoas o preço sobe para 40 e o preço máximo por quarta fixa-se nos 70 euros) deve-se, sobretudo, à poupança conseguida nos materiais de construção e ao reduzido quadro de pessoal, explicou Proença.

Há apenas um único director para 10 funcionários, já que o serviço de quartos foi entregue a uma empresa externa e a zona de refeições funciona como uma área de serviço, em regime self service.

Numa lógica de reduzir os pequenos luxos tradicionais dos hotéis, o Star inn aposta em trunfos como a inexistência de pequeno-almoço incluído no preço da estadia e de material de higiene menos essencial.