Alertar para a “efervescência” da actividade criativa no Porto é a “missão” que move o escritor Pedro Eiras, a artista plástica Isabel Carvalho, o programador cultural e escritor João Gesta, o actor e encenador Jorge Andrade e o escritor valter hugo mãe. Para isso, o quinteto está, desde esta quinta-feira, à procura de inspiração em cinco cafés do Porto, todos eles em ‘Regime de 1/2 Pensão’.

“Pediu um artista?”

Para além de Pedro Eiras, no Café Ceuta, e de Isabel Carvalho, no Café Guarany, as tardes em “Regime de 1/2 Pensão” incluem também a companhia de João Gesta, instalado na Leitaria da Quinta do Paço. Até sábado, os noctívagos podem acompanhar o trabalho de Jorge Andrade no Plano B, ou juntar-se a valter hugo mãe na mesa que o poeta tem “reservada” no Maus Hábitos. O programa relativo às residências e à apresentação final dos trabalhos pode ser consultado no blogue do projecto.

Os cafés Ceuta e Guarany, a Leitaria da Quinta do Paço e os espaços do Maus Hábitos e do Plano B são os palcos de uma iniciativa que evoca a memória dos cafés como lugar preferencial para encontros entre artistas. Ao mesmo tempo, pretende-se desmistificar a ideia de que o artista trabalha num ambiente fechado e sozinho.

Foi isso que fez o escritor Pedro Eiras que, à mesa do Café Ceuta, confessou ao JPN não saber bem sobre o que escrever. Se a rua o inspirar, “talvez comece a criar algo”, diz o autor de obras como o romance “Anais de Pena Ventosa” ou a antologia de contos “Estiletes”

Desce-se a Rua de Ceuta e rapidamente se desvenda o “chapéu” de penas de Isabel Carvalho, símbolo da liberdade criativa que a artista plástica procura no “Guarany”. Para a artista portuense, “não há um lugar destinado para a inspiração”. Até porque esta pode ocorrer “em qualquer lugar”.

Esta quinta-feira, no primeiro dia do ‘Regime de 1/2 Pensão’, houve também lugar para a “descoberta de novos públicos”, como revela Ana Rocha, da Associação Cultural Arco-da-Velha, organizadora da iniciativa. Entre os muitos curiosos que abordaram os artistas, houve tempo para o encontro com Jorge Vieira, poeta e declamador que, em pleno Dia Mundial da Voz, se juntou a Isabel Carvalho.

Ao longo dos três dias, todo o processo criativo vai ser registado em texto, vídeo e fotografia. Este sábado, tem lugar a apresentação dos trabalhos finais de cada artista.