De martelo ou alho-porro na mão, os portuenses terão de se desdobrar para conseguir acompanhar todas as actividades preparadas para os próximos dias.

Depois de uma incursão no Circuito São Joanino, um percurso organizado pela Porto Lazer que “tem como objectivo evocar representações de São João Baptista em várias obras de arte existentes em edifícios civis, igrejas e espaços públicos do Porto”, uma visita à Cascata de S. João, em frente à Câmara do Porto, pode ser um aperitivo para a noite de folia.

Metro toda a noite

A Metro do Porto anuncia, em comunicado, uma operação especial para esta quadra. Durante toda a noite dos festejos de S. João, as linhas A, B, C e D vão estar em funcionamento. A empresa aconselha os utentes a comprar duas ou mais viagens com antecedência. Para além desta operação, a Metro do Porto promove ainda o Passatempo de Quadras de S. João e disponibiliza no site uma Galeria Participada, onde cada utilizador pode colocar fotografias dos festejos de S. João.

Mais tarde, pelas 22h00, a Casa da Música (CdM) apresenta, nas palavras do director artístico António Jorge Pacheco, o “já habitual” concerto de S. João. No palco montado no exterior da CdM actua a Orquestra Nacional do Porto, até à meia-noite, altura em que chega o “tempo de pôr os olhos no céu para ver o fogo de artifício”, explica a instituição em comunicado. Depois disso, prossegue o espectáculo com a presença dos GNR.

Em alternativa aos concertos da CdM, a Avenida dos Aliados recebe, pelas 22h30, a actuação de Rita Guerra e os Ponto Fixo. Às 23h00, no compasso de espera para o fogo de artifício que ilumina as margens do Douro à meia-noite, porque não arriscar um um pé de dança no característico Baile das Fontainhas?

No feriado, quarta-feira, pelas 16h00, há concerto da Banda Sinfónica Portuguesa e da Orquestra de Sopros da Academia de Música de Costa Cabral, nos jardins do Palácio de Cristal. Não esquecer as habituais rusgas, que terão lugar no sábado, pelas 21h30, na Avenida dos Aliados.

As alternativas

Quem procura a diferença nos festejos de S. João também não foi esquecido. A noite começa com o MetalNation, “o primeiro Festival de Heavy Metal a realizar-se no centro do Porto na sua mais emblemática noite”, explica a BigDogProductions em comunicado. Do cartaz do certame constam três nomes do panorama da música de peso: os Death Angel, Kataklysm e Keep of Kalessin. Os bilhetes custam 20 euros.

Na Rua Cândido dos Reis, a partir da 01h00, decorre o Arraial Minimal, organizado pelo Plano B. A iniciativa pretende, de acordo com a organização, “criar um novo conceito de festa”.

De forma a criar dois espaços com duas sonoridades diferentes, “será montado um palco no meio da rua, com dois sistemas de som orientados em sentidos opostos”. Se de um lado, a melodia estará mais próxima do ambiente das “festas populares”, do outro “as sonoridades serão mais recentes e electrónicas”. Do cartaz fazem parte nomes como Ascii.Disko, Twin Turbo e Dj Kitten.

Também no Castelo do Queijo vai ser possível assistir a performances de música electrónica, com Guru Josh Project, entre as 2H00 e as 6h00.

Entretanto, o projecto “De Festa em Festa” continua a ornamentar as ruas da Baixa do Porto com bandeirinhas coloridas com fotografias de habitantes até ao fim do mês.