Um polícia francês morreu na terça-feira à noite quando patrulhava a zona de Dammarie-lès-Lys, na margem sul do rio Sena, durante um tiroteio com alegados membros da organização terrorista do País Basco.

ETA: Últimas detenções

Desde o início do ano, já foram efectuadas 34 detenções e apreendidos quase dois mil quilos de explosivos. No passado sábado, Andoni Zengotitabengoa Fernandez foi detido no aeroporto de Lisboa quando tentava viajar para a Venezuela. Zengotitabengoa era um dos etarras responsáveis pelo arsenal de quase uma tonelada de explosivos encontrado em Fevereiro, em Óbidos. O presumível membro da organização terrorista era procurado em Portugal desde o desmantelamento da primeira suposta base da ETA no país, mas em Espanha já tinha sido condenado à rebeldia a 13 anos e três meses de prisão por actos de violência.

Segundo fontes citadas pelo jornal “El País”, os presumíveis etarras viajavam em dois veículos, um deles roubado pouco tempo antes do sucedido. A patrulha da polícia francesa terá sido destacada para intervir no caso, quando foram efectuados três disparos de uma das viaturas dos assaltantes. Apesar dos membros da polícia estarem protegidos com coletes anti-bala, um projéctil atingiu a axila de um dos elementos, perfurando-lhe a caixa torácica. O elemento do corpo de segurança ainda foi transportado para um hospital da região, mas morreu uma hora depois de ter sido baleado.

Um dos assaltantes foi interceptado e, no momento da detenção, identificou-se como Joseba Fernández Aspurz, membro da Euskadi Ta Askatasuna (ETA), a organização separatista basca. O suspeito é conhecido como “El Guindi” e está fugido da polícia espanhola desde sexta-feira passada, quando membros de um colectivo judicial da Audiência Nacional de Espanha emitiram um mandado de captura internacional, no âmbito de uma investigação ao organismo que reivindica a independência do País Basco.

Fontes das autoridades espanholas admitiram, segundo a edição online do jornal “El Mundo”, já terem accionado um amplo dispositivo de busca, denominado de “Operação Jaula”, na tentativa de capturar os outros cinco alegados membros da organização terrorista que fugiram depois do tiroteio de ontem, nos arredores de Paris.

“El Guindi” é o oitavo etarra detido em França. “El Guindi” era procurado pela polícia espanhola por vários actos de “violência de rua”, como a queima de caixas de multibanco e a ruptura de vidros de sucursais bancárias. Estava, também, indiciado por atacar com artefactos incendiários dois polícias em Pamplona, no dia 9 de Março de 2008, data em que se celebraram as últimas eleições legislativas em Espanha.

O polícia francês, Jean-Serge Nérin, de 52 anos, é a décima segunda vítima mortal depois da quebra do acordo de tréguas da ETA. Esta é a primeira vez que a organização terrorista assassina um agente policial francês, depois de dez anos de vários confrontos com as autoridades gálicas.