A “Festa do Livro” estendeu-se, na sexta-feira, de uma maneira geral, por toda a Espanha. E Madrid não foi excepção. Mas a capital espanhola teve o privilégio de receber a festa também à noite.

A 5.ª edição de “A Noite dos Livros” celebrou-se desde as primeiras horas da manhã de 23 de Abril até à madrugada de sábado. A festa reuniu inúmeros escritores e artistas internacionais que participaram nas mais de 500 actividades espalhadas por toda a região da capital espanhola.

Num comunicado de imprensa (ver PDF), emitido dias antes do evento, Esperanza Aguirre, a presidente da Comunidade Autónoma de Madrid (CAM), revelou estar muito contente com esta edição de “A Noite dos Livros”, já que “participam mais municípios e bibliotecas do que nunca”.

Cento e vinte e sete livrarias juntaram-se à festa e permaneceram abertas até à meia-noite. Algumas lojas viram-se mesmo obrigadas a prolongar os horários especiais de abertura, uma vez que a afluência de clientes teimava em não diminuir.

Livros na rua e em promoção

Espanha festejou o dia com diversos eventos e promoções. No Dia Mundial do Livro, quem comprou um livro usufruiu de um desconto de 10% e ainda pôde trocar o recibo da compra pelas típicas “tapas” e bebidas no Bairro de Letras, bem no centro de Madrid.

Para Ana, que aderiu às comemorações, não deveria ser necessário este tipo de descontos para que as pessoas saíssem à rua em busca de livros, já que estes deveriam ser vendidos a um preço acessível. Ainda assim, Ana acha que é uma “boa maneira” para incutir nas pessoas a prática da leitura.

Quem pensa o mesmo é Olga. A espanhola explica que quando alguém quer um livro, raramente espera por promoções. Simplesmente, “sai à rua e compra-o”. Enquanto apreciava as estantes repletas de livros expostos a céu aberto, na Rua dos Preciados, entre a Porta do Sol e a Praça de Callao, a estudante comentava, tal como Ana, que este tipo de eventos é extremamente importante para aproximar as pessoas da literatura. Olga acrescentou ainda, em tom de brincadeira, que ter livros na rua é uma forma cómoda e positiva de se encontrar aquilo que se procura.

Eduardo considera que este tipo de eventos é “importante” do ponto de vista cultural e económico. O médico, que também se rendeu às promoções, confessa não ler tantos livros como gostaria, já que o pouco tempo livre de que dispõe é canalizado para ler os jornais diários e os manuais clínicos.

Paola, uma aluna italiana que estuda em Madrid no âmbito do programa Erasmus, dizia estar radiante com os festejos em Espanha. A estudante conta que em Itália o dia é festejado com eventos que se prolongam pelo fim-de-semana.

Um pouco por toda a comunidade autónoma, vários escritores, actores, grupos musicais e ensaístas juntaram-se para comemorar a “Festa do Livro“. O dia e a noite foram marcados por muita animação, cultura e boa disposição.