São duas as exposições que a Universidade do Porto (UP) inaugura esta quinta-feira, 22 de Setembro, para continuar a assinalar o 100.º aniversário da instituição, no edifício da Reitoria e da Casa Andresen.

“Colecção Egípcia do Museu de História Natural da U.Porto” inaugura pelas 17h00, na Reitoria, à Praça de Gomes Teixeira, e contará com a presença do comissário, Luís Manuel de Araújo, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e egiptólogo. Ao todo são cerca de uma centena de “peças carregadas de história que compõem o núcleo egiptológico da UP”, a segunda maior colecção de antiguidades egípcias conservadas em Portugal.

Mais tarde, pelas 21h30, é tempo para rumar à Casa Andresen, na Rua do Campo Alegre, para a abertura de “Reservas”, a primeira de duas mostras que a Universidade do Porto dedica, em 2011, a Armanda Passos. O público desta exposição, patente até 6 de Novembro, pode admirar “parte da obra a óleo sobre tela assinada pela artista plástica portuense”, cuja selecção, feita pela comissária Fabíola Valença, resulta em “cápsulas de floras, faunas e características geológicas, numa ‘Reserva Plástica’ para o Jardim Botânico”.

Ambas as exposições, inseridas na programação do Centenário da UP, têm entrada livre.