Além de local de passagem de muitos turistas e passageiros, a estação de S. Bento vai integrar um hostel ainda este ano. O projeto foi proposto pela Refer Património S.A., responsável pelo serviço público de gestão da infraestrutura integrante da rede ferroviária nacional, à empresa “Observar o Futuro”.

O hostel de S. Bento deverá estar pronto a receber os primeiros visitantes até maio deste ano, na estação que foi eleita como uma das 14 estações ferroviárias mais belas do mundo, segundo a revista norte-americana “Travel+Leisure”, de agosto de 2011. O projeto vai ocupar cerca de 550 metros quadrados.

O património ferroviário está a sofrer uma reestruturação a nível nacional, maioritariamente com a integração de hotéis, mas também com serviços camarários e de apoio a idosos, com rotas de vinhos e até com turismo de habitação. A renovação destes espaços, muitos deles sem qualquer tipo de uso, tenta acabar com o vandalismo e investir na recuperação de edifícios devolutos.

A capital portuguesa integra já o Rossio Patio Hostel que, segundo o responsável pela comunicação da Refer Património, José Santos Lopes, tem tido resultados muito positivos que impulsionaram o projeto a alargar-se a outros locais do país. José Santos Lopes adianta, ainda, que a criação de um hostel na estação de S. Bento se justifica não só pela localização central na cidade, mas também pelos preços acessíveis, que atraem o público mais jovem.

O projeto de requalificação vai abranger outras áreas do país. Também o Cais do Sodré, em Lisboa, vai integrar um hostel no primeiro andar, com mil metros quadrados. Segundo o jornal Público, a estação de Cabeço de Vide, no concelho de Fronteira, vai integrar um hotel e a estação de Arraiolos, no Alentejo, vai iniciar um projeto de turismo de habitação, numa estação que não vê passar um comboio há 24 anos.

Na cidade de Braga, o hotel low cost Basic Braga funciona há já um ano, perto da estação. A estação de Castelo Menos, em Foz Côa, estará à responsabilidade da Quinta de Foz Côa, cuja aposta se centra em provas de vinhos, assim como a estação das termas da Curia, que integrou um posto de promoção à rota dos vinhos da Bairrada.