A partir do próximo mês, os portugueses poderão usufruir de um passe mensal com valor único que permite viajar, dentro do território nacional, através de comboios regionais, quantas vezes quiserem e com flexibilidade de horários.

Os bilhetes com desconto são válidos em viagens entre 16 de janeiro e 31 de março.

O Ministério das Infraestruturas já tinha prometido criar o passe ferroviário nacional em fevereiro deste ano. Foto: Linda Melo

Acesso a todos os comboios regionais ao nível nacional sem restrições de horário e de uso – isto é o que garante o novo passe ferroviário, que vai ter o custo único de 49 euros mensais e que vai estar disponível para compra a partir do dia 1 de agosto.  

Segundo a CP, este modelo de passe vai funcionar de forma semelhante aos outros títulos de assinatura mensal: ao pagar 49 euros, qualquer pessoa poderá viajar em comboios regionais dentro do território nacional “independentemente da origem, do destino e do horário”. Para requisitar este passe, é necessário ser titular de cartão Cliente CP.  

O título não é válido para comboios urbanos, inter-regionais e de longo curso (Alfa Pendular, Intercidades e internacionais).

O passe ferroviário foi criado para dar cumprimento a uma medida inserida no Orçamento do Estado para o ano de 2023, tendo sido proposta pelo partido Livre, em novembro do ano passado. A força liderada por Rui Tavares também prevê a possibilidade de alargamento desta modalidade de título de transporte às restantes categorias oferecidas pela companhia.

O serviço estará disponível para a venda nas bilheteiras da CP, não sendo acumulável com outros descontos.

O Ministério das Infraestruturas sublinhou que o lançamento deste serviço integra-se na “aposta contínua na mobilidade sustentável e num país mais coeso, verde e conectado”, pois “esta é uma solução de transporte de baixo custo e ecológico”. Além disso, reforça que esta é mais uma evidência de que estão a ser feitos os “maiores investimentos das últimas décadas no setor ferroviário nacional”.

Editado por Filipa Silva