O Indie.Frente Sound Fest já tem o cartaz fechado e conta com dois dias de festa, a acontecer nos Paços do Concelho de São João da Madeira. A 25 de maio atuam os portugueses Birds Are Indie, Tren Go! Sound System e Sensible Soccers e, a 26 de maio, a norte-americana Erica Buttner (a residir em Portugal), o sueco Ras Rasmusson e a neozelandesa Flip Grater.

A iniciativa partiu da Câmara Municipal de São João da Madeira, em sinergia de ideias com a produtora Centro Cultural, e está a fazer sucesso entre os mais jovens. Rui Costa, vice-presidente da câmara municipal e vereador da Cultura, conta que “este festival surgiu depois de alguns anos a trazer algumas bandas do panorama indie”, explica. “Pareceu-nos interessante haver um fim de semana em que este tipo de público se juntasse num momento mais continuado deste tipo de música”, diz.

Ricardo Costa, da Centro Cultural, conta que a seleção de bandas foi feita tendo por base o gosto pessoal, entre a produtora. “Nós queríamos que fossem bandas emergentes da nova cena independente”, diz. Selecionaram, assim, bandas nacionais que consideram ser “o futuro sólido da alternativa independente em Portugal”, bem como “três nomes internacionais, mediante alguns critérios do que é o independente de qualidade”.

Os bilhetes para o festival custam 10 euros para um dia e 15 para os dois dias e estão à venda no Paços da Cultura de São João da Madeira. “As vendas crescem a um bom ritmo”, afirma Ricardo. “Conta-se esgotar a casa”, que tem limitação de 200 pessoas. Entretanto, para os de fora, é possível fazer a encomenda por telefone, já que “no dia vai haver um número limitadíssimo de bilhetes disponíveis”.

Apesar de Rui Costa afirmar que o espaço mais limitado pode atribuir “um caráter mais particular a esta iniciativa, um pouco diferente de outras que existem”, Ricardo Costa acredita que “o objetivo claro é repetir no próximo ano”, seja num formato ou espaço maior ou não. “Este é o ano zero do festival e vamos ver como corre”, remata.