Com a aplicação “Melanoma Detection“, resultado de uma parceria entre a Fraunhofer e o IPO-Porto, é possível fotografar os sinais cutâneos com o smartphone, avaliar o risco de cancro (através das características do sinal) e até guardar as imagens numa base de dados para ir avaliando a sua evolução. O objetivo é detetar precocemente situações de perigo que devam ser analisadas por um médico especialista.

Para ver o “teaser” do evento:

teaser

Com a “Pregnancy Calcutator” é possível calcular a idade gestacional e a data provável do parto, inserindo a data da última menstruação. Mas não só: sugere ainda o intervalo de datas ideal, tendo em conta as Normas de Orientação Clínica da Direcção-Geral da Saúde, para a realização das ecografias ou análises sanguíneas. Se não está a pensar engravidar tão cedo, mas por acaso até tem uma doença respiratória, como a asma ou a rinite, a “m.Carat” pode revelar-se muito útil. Desenvolvida na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, reúne uma série de ferramentas úteis que permitem a estes doentes controlarem a sua doença.

Já a “MedicineOne” e a “Espresso MD” tornam qualquer clínico num “super médico”. Na primeira aplicação, por consulta, pode registar as patologias e alergias dos seus utentes e emitir a prescrição electrónica de medicamentos – que é feita com base na melhor informação disponível a nível internacional, sendo analisadas, no momento, todas as contra-indicações. Já a “Espresso MD” permite que o médico leve o consultório consigo para qualquer lado e que contém todas as informações sobre os seus pacientes.

Aplicações para médicos, estudantes, investigadores… e curiosos

Mas para quem ainda está a estudar Medicina, também existem algumas aplicações que podem facilitar – e muito – a vida. A “Human Encyclopedia” ensina tudo o que há para ensinar sobre o corpo humano, permitindo ainda a visualização de órgãos e sistemas em 3D. Já com a “Auscultation Master“, é possível praticar a auscultação cardíaca. Usa gravações reais de pacientes e possibilita a sincronização visual com a ressonância magnética e a ecocardiografia.

Estas são apenas algumas das aplicações que serão apresentadas e discutidas no “Workshop de Aplicações Móveis na Área da Saúde” (WAMS.2013), que vai ter lugar no auditório do Centro de Investigação Médica (CIM) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e acontece no dia 13 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h00.

O evento é claramente destinado essencialmente a estudantes, investigadores e profissionais na área da saúde, mas todos os interessados na temática se podem inscrever – gratuitamente -, até ao dia 11 de fevereiro. A organização é da FMUP, do Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Informação em Saúde (CINTESIS) e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). O programa já está disponível aqui.