Mesmo com a conjuntura atual, um grupo de cinco pessoas não olhou para trás na altura de mudar de vida. Abandonaram os seus empregos e juntaram-se na criação de uma empresa de recuperação e reciclagem de materiais.

Foi na perseguição de um sonho pessoal que Marta Mariano, em conjunto com Gustavo Assunção deram rumo ao que viria a ser um projeto de sucesso chamado Varas Verdes.

De acordo com a Varas Verdes, o nome provém do porco Jacó, que usa as varas verdes por “serem mais tenras”. O porco Jacó é o ícone que identifica a empresa e que, ao mesmo tempo, representa um elo de ligação entre a sociedade e o .

Fazer negócio dos próprios desperdícios

Gustavo Assunção explica que a Varas Verdes é uma nova abordagem à arte contemporânea, ao apresentar ideias com “soluções personalizadas, irrepetíveis e intemporais”. Conjugar os recursos locais com a constante reinvenção dos objetos é um dos desafios a que a empresa se propõe. O conceito é a “Eco Love Brand”, inspirado no desperdício de talento dos portugueses e no consumo sutentável.

“Um puzzle bem montado”

Gustavo admite que o grupo pensou em candidatar-se a fundos europeus, mas assume que a junção de diferentes áreas de trabalho com a dedicação e a vontade são suficientes.

“Foi a partir da criação de produtos através do seu reaproveitamento que a Varas lançou a Mercado Collection”, explica Gustavo. Inspirada em paletes inutilizadas espalhadas pelas cidades, a coleção pretende transmitir uma mensagem ecológica a Portugal e ao mundo. O mobiliário é feito manualmente e criado inteiramente através da recuperação e reciclagem dessas paletes.

Os modelos dos bancos variam entre a sardinha e o silvestre, sendo que também é possível encontrar modelos em alfacinha, medronho, beringela e citrino. Embora só esteja a ser comercializada a coleção referida, a empresa também faz móveis por encomenda. É um projecto que une a ecologia com as novas tecnologias e a educação.

O futuro

Agora, os planos para o futuro passam por oferecer formação na área de restauro ou design e serem reconhecidos pela ligação à cultura e à sociedade. Aproximar a marca ao consumidor é outro objetivo da marca.

A Varas admite sonhar alto, mas caminha com os pés bem assentes na terra. A internacionalização está pensada, mas para já quer afirmar-se no mercado português.