Na passada terça-feira, depois da inauguração de uma Unidade de Saúde Familiar no Bairro da Boavista, em Lisboa, o secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde adiantou a notícia de que está planeado o alargamento dos horários de atendimento aos utentes, nos centros de saúde e hospitais.

Segundo Fernando Leal da Costa, o alargamento do horário de atendimento das unidades de saúde pode ser conseguido graças ao aumento do número de horas de trabalho dos médicos. Recentemente, o horário de trabalho dos médicos foi prolongado para as 40 horas semanais. Porém, Fernando Leal da Costa admite que a disponibilidade dos médicos não é a única condição necessária para se concretizar este plano. A disponibilidade horária dos restantes profissionais de saúde também deve ser considerada.

O objetivo desta medida, apoiada pela Ordem dos Médicos, é que o sistema de saúde se adeqúe aos horários de trabalho dos utentes que trabalham durante o dia e ao longo da semana. Embora o processo demore alguns anos a ser implementado, Fernando Leal da Costa espera que esteja concluído até ao fim da presente legislatura.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) já “atacou” o novo plano do Governo. Apesar de admitir que a medida é benéfica, o SIM espera que não seja violada a Lei do Trabalho, que estipula o horário de trabalho dos médicos das 8h às 20h. O sindicato espera ainda que o plano seja discutido não só com os médicos mas também com os restantes profissionais que trabalham nas unidades de saúde.