De 22 a 25 de maio, decorre a oitava edição da Festa na Baixa do Porto. O programa das atividades que vão animar a baixa portuense, vai ser apresentado numa conferência de imprensa, esta terça-feira, no Palacete dos Viscondes de Balsemão, na Praça Carlos Alberto.

A organização do evento está a a cargo do núcleo do Porto do Centro Nacional de Cultura (CNC Porto) e inclui atividades como exposições, visitas guiadas, concertos, conferências e teatro para crianças. O gabinete de comunicação do CNC revela, ao JPN, que, este ano, vão desenrolar-se “muitas atividades relacionadas com os centros históricos, num total de 141 eventos”. A assessoria refere, ainda, que “todos os eventos são gratuitos, de forma a que a cultura chegue ao máximo possível de pessoas. Os fundos são feitos através da verba disponível do Centro Nacional de Cultura”.

“A gratuitidade deste eventos é importante e, nos tempos difíceis em que vivemos, torna-se fundamental. Muita gente já considera a cultura um luxo, e tentamos desmistificar essa ideia”, diz o gabinete de comunicação do CNC.

Em 2006, realizou-se a primeira Festa na Baixa, com o propósito de promover a cultura e o contacto direto com a população, através de animações, embora não exclusivamente, mas, sobretudo, em locais públicos. No mesmo ano, surgiu o CNC Porto, como resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal do Porto e o Centro Nacional da Cultura.