Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos cerca de 6 milhões de pessoas morrem devido a doenças relacionadas com o tabagismo. Mas nem sempre é fácil largar o vício causado pelo tabaco.

Andreia Costa tem 22 anos, é auxiliar num lar de idosos e fuma há cerca de 10 anos. Já tentou deixar o vício para trás, mas sem grande sucesso. A “força de vontade, medicação e até mesmo pensos anti-tabágicos” não foram eficazes, garante.

IPO assinala Dia Mundial sem Tabaco

Numa iniciativa contra o tabagismo, dinamizada pelo IPO, serão distribuídos flyers com mensagens fortes aos estudantes do Pólo Universitário da Asprela. A ideia é incentivar os jovens a pôr de lado o tabaco. Este alerta surge numa altura em que milhares de portugueses morrem vítimas do cancro do pulmão, sendo o tabaco o principal fator de risco para o desenvolvimento desta patologia. Apesar do cancro do pulmão ter maior incidência nos homens, nos últimos anos esta tendência tem vindo a alterar-se, com cada vez mais mulheres a sofrer da doença.

“Tentei deixar de fumar porque gasto muito dinheiro e porque há cerca de três meses me foi diagnosticada uma bronquite”, conta. Mas não resultou, e o vício continua, porque “é tão grande” e está tão “entranhado no corpo” que é impossível passar um dia sem fumar.

A nicotina, principal substância ativa do tabaco, é a grande responsável. Ao chegar à corrente sanguínea e depois de ter sido inalada, altera o normal funcionamento do cérebro, que passa a exigir quantidades cada vez maiores deste composto. As pessoas tendem, por isso, a fumar compulsivamente.

Apesar da dificuldade em largar o vício, também há casos de sucesso. Ricardo Gaspar tem 19 anos, foi fumador, mas conseguiu facilmente deixar de fumar. “Não era um mero cigarro que me podia controlar”, diz. E não foram necessários grandes métodos para largar o tabaco: “Fumava um maço por dia, e de um dia para o outro deixei”, recorda o gestor comercial, que garante não se ter arrependido de pôr de lado o vício.

iCoah – a aplicação que ajuda a banir o tabaco

Esta aplicação foi lançada pela Comissão Europeia, em 2011, para ajudar os fumadores europeus a largarem o vício do tabaco. Até ao momento, cerca de 20 mil portugueses já tentaram deixar de fumar com este guia online.

O iCoach é gratuito e está disponível na internet, mas também em smartphones, através de uma aplicação para iPhone e Android. A principal função desta ferramenta é analisar os hábitos tabágicos dos seus utilizadores e fornecer conselhos personalizados numa base diária.

Ao utilizador é feito um questionário detalhado sobre o seu comportamento e hábito tabágico. Depois, é integrado numa das cinco fases previstas no processo para abandonar o vício.

Dados divulgados no mês de abril deram conta de 3 272 novos registos de fumadores no iCoach, provenientes de todo o continente europeu. Portugal foi o país com mais entradas, cerca de 14%, o que se traduz em 449 registos.

A campanha em terras lusas tem sido bem sucedida e os resultados falam por si. Dos 27 estados-membros da União Europeia, Portugal é o sétimo país com mais pessoas a tentarem deixar de fumar através do iCoach e o segundo com mais utilizadores da versão mobile.