O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) assinaram um protocolo de colaboração na área do ensino e da investigação. Trata-se da primeira parceria que o INEM firma com uma instituição académica de medicina e o objetivo passa pela partilha, com os estudantes, do know how que o organismo possui na vertente de emergência médica.

Em comunicado, a Universidade do Porto (UP) revela que o protocolo vai traduzir-se “através da participação de profissionais do INEM na docência de cadeiras existentes no ICBAS, estando prevista desde logo a cooperação do INEM num Mestrado de Emergência e Catástrofe. Pretende-se ainda alargar a colaboração para o ensino da emergência médica na licenciatura em Medicina”.

Desta forma, o ICBAS reforça a qualidade de oferta dos seus cursos, a nível teórico – com a promoção de “eventos científicos, colóquios e seminários” -, mas, sobretudo, prático, tendo em conta que “está prevista a utilização de instalações e equipamentos para fins de ensino e investigação de ambas as entidades, com vista ao incentivo de projetos e trabalhos de investigação sobre a área da emergência médica, de âmbito nacional e internacional”, é referido no comunicado.

Esta partilha de saberes pretende “racionalizar os recursos humanos técnicos e materiais, tendo em vista um ensino e investigação mais eficazes”.