“Violeta” é o nome do projeto de Rafaela Morgado, finalista do Mestrado em Comunicação Audiovisual na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE). A jovem de 25 anos está neste momento a produzir o documentário e precisa de financiamento para que este seja concluído.

Para isso, a realizadora recorreu a uma campanha de crowdfunding, através da Indiegogo. Como se pode ler na página, embora toda a equipa trabalhe em “pro bono”, a contribuição monetária é essencial para suportar alguns dos custos. Entre eles, destacam-se os gastos de alimentação e de deslocação, bem como a disseminação do filme por festivais de cinema – não só nacionais como estrangeiros.

O filme, intitulado com o mesmo nome da protagonista, surgiu na cabeça de Rafaela porque as temáticas da mulher e do feminismo sempre a acompanharam. “Comecei a fazer muita pesquisa. Desde os livros de Simone de Beauvoir até algum cinema da Agnès Varda. Foi até numa realizadora que nem se considera feminista que eu encontrei a minha grande inspiração: a Chantal Akerman”.

Uma coisa é clara. Rafaela não quer com este filme criar uma guerra contra os homens. O objetivo principal do filme é fazer uma reflexão, num tom introspetivo, da mulher. “Não queria que houvesse nada que desagradasse os homens. Não queria criar nenhum tipo de conflito nem fazer nenhum tipo de manifesto”, garante.

“Este filme vai ficar como um lembrete da mulher que eu não quero ser”

Embora esteja a especializar-se em Cinema Documental, a finalista do ESMAE sentiu a necessidade de ir à ficção buscar a ferramenta de construção de personagens. Para Rafaela, “Violeta” é um reflexo de muitas mulheres ainda hoje: “Este filme vai ficar como um lembrete da mulher que eu não quero ser porque ela está em casa, confinada àquele espaço por decisão própria, a fazer tarefas domésticas. É uma típica dona de casa”.

Ainda não existe uma data de estreia para o documentário mas a realizadora garante que os apoiantes serão os primeiros a ver o resultado final. “Todos os apoiantes da campanha, dependendo da sua contribuição, vão ter um convite para uma sessão exclusiva onde podem falar comigo e também com a atriz. É uma sessão mais intimista”.

Até à data, a campanha rendeu 76 euros dos 800 que o filme necessita. Os interessados têm até ao dia 25 de abril para dar o seu contributo.

Crowdfunding Violeta from Rafaela Morgado on Vimeo.