Nuno Markl lançou-se numa nova aventura e escreveu um argumento cinematográfico. Chama-se “Por Ela” e está agora à espera de financiamento. Através de uma campanha de crowdfunding a equipa do “Por Ela” espera reunir cem mil euros para avançar com o projeto.

Crowdfunding

O crowdfunding é uma forma de financiamento coletivo de projetos através de plataformas online onde qualquer pessoa pode investir. Até à data desta publicação o projeto angariou 5 414 euros. A angariação de fundos estende-se até dia 18 de abril. “Não é fácil obter 100 mil euros em um mês e meio. Mas o desafio dá-nos gozo”, explica Markl.

Nuno Markl, em entrevista ao JPN, explicou o porquê da escolha do crowdfunding: “Há um lado romântico nisto. Nós não estamos a tomar nenhuma posição anti-subsídios. Consideramos é que a Cultura não deve ficar totalmente dependente deles”, diz. Também Rita Silva, a produtora do “Por Ela”, garante que “o crowdfunding foi a primeira escolha para o financiamento”. “[Queríamos] arranjar novas plataformas e fazer isto de uma maneira diferente, na perspetiva de que um certo tipo de cultura tem que se reinventar”.

A produtora explicou ainda que o financiamento do crowdfunding é apenas o início: “Não fazemos o filme com os cem mil euros. [Mas] se isto arrancar, se for um sucesso, garantidamente será muito fácil concluir o filme”, afirma.

Uma vez que o crowfunding prevê a atribuição de recompensas aos apoiantes do projeto mediante a quantia que investem, este caso não é excepção. Quem apoia o projeto com um euro ou mais recebe um agradecimento no genérico final e quem dá 15 euros ou mais recebe também um cartaz do filme. Já ir mais longe e investir 3500 euros ou mais dá direito ao nome no genérico final, um convite duplo para a ante-estreia, o meet and greet e a after party, merchandise do filme, e o guião original com anotações do realizador. Acima dos 5 mil euros significa ter acesso a todas estas regalias e receber ainda o título de produtor executivo.

A História

Sinopse

“Henrique (César Mourão) e Pedro (Tónan Quito) têm uma coisa em comum: amam a mesma mulher, Luísa (Ana Bacalhau). Henrique, um pacato mas divertido professor está a dias de casar com ela; Pedro, biscateiro rebelde e irritado com o mundo, é o melhor amigo dela desde a escola, mas nunca teve a coragem de dar o passo que Henrique deu. Quando um dia ela desaparece da vida deles, nada mais lhes resta do que tentarem construir uma desastrada amizade, baseada numa simples evidência: cada um deles percebe que ninguém mais no planeta percebe melhor o seu desgosto… do que o outro”. [sinopse]

Uma “tragicomédia”, é assim que Nuno Markl descreve a sua primeira longa-metragem. “Se correr bem, fará rir e chorar. Mas acho que vai surpreender quem está à espera de um spin-off cinematográfico do Homem Que Mordeu o Cão.”.

A história do “Por Ela” nasceu a partir “de uma conversa entre [Markl e a sua] mulher”. O escritor diz que o filme não é autobiográfico, mas que é “emocionalmente autobiográfico”. E explica: “Tem muito de pessoal. Tem muito de mim, da minha mulher, de pessoas que conhecemos – mas tudo semeado por três personagens”.

O elenco principal conta com os atores César Mourão, Tónan Quito, e Ana Bacalhau, vocalista da banda Deolinda, que se vai estrear neste filme como atriz. Jorge Vaz Gomes é quem vai realizar o filme.

)