Segundo a organização do Festival Internacional Mar-Marionetas, evento marcado para este domingo, em Espinho, os “Irrequietos” são marionetas gigantes que “não gostam de estar paradas a ver o Planeta Azul a ficar triste” e, por isso, vão desfilar por uma causa: reforçar a importância da reciclagem e reutilização de materiais. As marionetas foram construídas por educadores e professores, num workshop dirigido pela companhia “Teatro e Marionetas de Mandrágora”, mas os alunos das escolas foram também convidados, pelo festival, a construírem os seus próprios “irrequietos” e a participarem na parada.

O Mar-Marionetas segue-se com a inauguração de duas exposições que estarão disponíveis para visita até ao final da iniciativa, dia 29 de março. A exposição “Marionetas e Outras Formas de Animar” vai ser apresentada a 1 de março, às 16h, no Centro Multimeios de Espinho, e “Palco das Marionetas” estará aberto ao público de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 11h às 13h30 e das 14h30 às 18h, no Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE).

“História de um Gato e de um Rato que se Tornaram Amigos”, da companhia Teatro de Marionetas de Mandrágora, é o primeiro espetáculo do Festival a ser exibido. Acontece no FACE, nos dias 4, 5 e 6 de março, às 10h ou às 14h, e está reservado apenas para Escolas.

Seguem-se, depois, os espetáculos “Bag Lady”, “Viajando com Violeta Destino China”, “Fios de Música”, “Apara o Rapaz que Vai e Vem”, “Agostinho & Felicidade”, “Payasos de Madera”, “O Guardião do Rio” e “Capucha Vermelha”. A informação sobre os dias, locais e preço dos bilhetes pode ser consultada no site oficial da Câmara Municipal de Espinho.

Para aqueles que se quiserem aventurar na construção de marionetas, o festival contará com dois workshops, no Centro Multimeios de Espinho. “Manipulação de Objetos” é o primeiro a acontecer, no dia 8 março, e tem um custo de 5 euros. “Hoje é dia de Marioneta” realiza-se no dia 21 de março, a entrada é livre e é dirigido a crianças, pais e avós.

Ao final de quase um mês de atividades, o Festival Mar-Marionetas faz a sua despedida no dia 29 de março.