Para alcançar uma poupança cada vez mais significativa no consumo de iluminação pública, a Câmara de Vila Nova de Gaia anunciou o lançamento de um projeto que passará pela introdução de mil lâmpadas de consumo reduzido, primeiramente, na área urbana de Vila de Nova de Gaia, e, depois de abertas as candidaturas ao quadro comunitário, no resto do Concelho.

Em declarações à Agência Lusa, Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara, esclarece que a autarquia vai receber financiamento, poe essa via, para adquirir as lâmpadas. O pagamento do empréstimo será feito, posteriormente, através ”da poupança efetuada no projeto”.

Num projeto que diz ser ”inovador a nível nacional”, Eduardo Rodrigues referiu que, paralelamente a esta ação, o concurso para a aquisição de reguladores de intensidade de iluminação pública está concluído e os equipamentos ”estão a ser colocados”.

A iluminação pública é um dos maiores focos de despesa para as autarquias. No Plano Nacional de Acção para a Eficiência, lançado em 2008, o Governo estimou, para 2015, uma redução de economias de energia pública na ordem dos 30 a 40%.